TCU pede ajuda de empreiteiras da Lava Jato para apurar ganhos de Moro

Atualizado em 7 de fevereiro de 2022 às 10:47
A imagem de Moro
Sergio Moro (Podemos). Imagem: Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) finalizou na quarta (2) os primeiros ofícios sigilosos a serem disparados para a cúpula das empreiteiras investigadas na Lava Jato. Eles querem tentar descobrir eventuais irregularidades na atuação do ex-juiz Sergio Moro na iniciativa privada, diz a revista Veja.

LEIA MAIS:

1 – Antonio Anastasia, ex-governador de MG, assume como ministro do TCU
2 – TCU aponta possível fraude na avaliação de custo da privatização da Eletrobras
3 – Gastos de Bolsonaro com cartão corporativo serão investigados pelo TCU

Moro na mira do TCU

Em documentos do chamado procedimento de apuração preliminar, construtoras que fecharam acordos de leniência com o governo, como a Odebrecht e a OAS, são instadas a listar todos os serviços de consultoria que contrataram desde 2014.

Naquele ano o escândalo da Petrobras veio à tona. A ideia é tentar comprovar a hipótese de que esses contratos fechados pelas investigadas aumentaram em volume na medida em que a operação avançava.

Isso poderia abrir um novo flanco de investigação: o de que o ex-juiz, em uma suposta via de mão dupla, pesava as tintas de sua caneta como magistrado.

E fazia isso enquanto empresas privadas celebravam lucrativos contratos para prestar assistência às companhias alvos da Lava Jato. Faz sentido.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link