Telegram continua sendo a ‘casa’ dos negacionistas

Atualizado em 23 de janeiro de 2022 às 23:22
Foto de um teclado ao fundo. No meio está a logo do telegram, um avisão de papel branco com um círculo azul.
Entre os grupos do Telegram, há a divulgação de empregos que não exigem o passaporte vacinal. Foto: Reuters

O aplicativo Telegram, com sede na Rússia, vem sendo utilizado no Brasil para reunir grupos para divulgação de vagas de emprego que não exigem comprovante de vacinação e encontros amorosos com pessoas que não estão vacinadas. Na última semana, foi divulgado que possivelmente o aplicativo deixará de ser usado no país.

É comum encontrar grupos que reúne negacionistas da vacina. “Se você quiser conhecer uma pessoa que não tenha recebido uma injeção experimental, inscreva-se aqui”, diz um deles, com 169 integrantes.

Outro grupo, com 1.137 participantes, é destinada à divulgação de vagas de emprego que não exigem comprovante de vacinação. Os participantes divulgam dicas de como burlar regras e debatem sobre a existência do passaporte vacinal.

Leia mais:

1 – Zambelli entrega presente a ex-assessor de Trump ‘em nome de Bolsonaro’

2 – Henrique Meirelles já tem data para sair do governo Doria

3 – Eduardo Bolsonaro faz críticas à Polícia Federal e defende atirador

Telegram pode deixar o Brasil

O Telegram é um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo. Apesar disso, no Brasil ele vem sendo uado pela extrema-direita para formação de grupos de transmissão de notícias falsas, debates, discussões e circulação de informações relacionais ao governo do presidente Bolsonaro (PL). Os internautas ultraconservadores ocuparam a rede após o WhatsApp adotar regras mais rígidas de transmissão de mensagens.

A decisão de retirada do aplicativo do país se dá pelo fato da empresa não ter uma filial no Brasil, isso impossibilita o contato entre as autoridades brasileiras e os representantes do Telegram. Essas condições facilitam a circulação indiscriminada de fake News.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link