The Economist diz que Bolsonaro faz mal à economia, meio ambiente e democracia

Atualizado em 12 de novembro de 2021 às 9:52
The Economist diz que Bolsonaro faz mal à Economia
The Economist diz que Bolsonaro faz mal à Economia. Foto: Reprodução

Jair Bolsonaro faz mal à economia, ao meio ambiente e à democracia. A avaliação é da The Economist. Em texto, a revista critica a atuação do presidente, do ministro da Economia e o enfraquecimento do teto de gastos. O veículo britânico critica o apoio do governo à PEC dos Precatórios: “tentativa, por baixo dos panos, de contornar o limite constitucional para gastos públicos”.

Para a revista, o teto de gastos é usado para travar o aumento dos gastos públicos e violá-lo “mostra que Bolsonaro não é ruim apenas para o meio ambiente, para os direitos humanos e para a democracia, mas também para a economia do Brasil”.

O texto ainda lembra que em 2019, Guedes prometeu manter o Orçamento sobre controle. Agora, diz, promovem “incontinência fiscal” e outros males, como inflação, altas taxas de juros e baixo crescimento. Também cita que as “travessuras orçamentárias” colocaram incertezas sobre o principal programa social do país, o Bolsa Família, que foi extinto para criar o Auxílio Brasil.

Leia também:

1 – OAB tem de se manifestar sobre postura criminosa do MP e do Juiz na delação de Palocci. Por Kakay

2 – Piloto do avião de Marília Mendonça avisou por rádio que estava tentando pousar

3 – Briga de vereadoras na Câmara de SP deve acabar em cassação

The Economist critica compra de apoio político e alinhamento ao Centrão

Para a revista, as promessas de reformas feitas pelo presidente não foram cumpridas. “Foi substituída pela luta de Bolsonaro por dinheiro para comprar apoio político e popularidade”. A Economist lembra que Bolsonaro se aliou ao Centrão para se salvar do impeachment e prossegue:

“Agora, a queda no índice de aprovação do presidente está reduzindo sua chance de um segundo mandato na eleição do próximo ano”.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link