Quem é o bolsonarista Tiago Rossi, instrutor de tiro que fugiu da guerra na Ucrânia

Atualizado em 14 de março de 2022 às 10:34
Tiago Rossi no Facebook
Foto de perfil de Tiago Rossi no Facebook em 2018, quando apoiou Jair Bolsonaro

O instrutor de tiro Tiago Rossi, de 28 anos, que se voluntariou para ir à Ucrânia lutar na Legião Estrangeira contra a Rússia e fugiu para a Polônia, é negacionista e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Morador de Maringá, no norte do Paraná, ele viralizou no fim de semana com um vídeo em que afirma que a base da unidade foi destruída por um caça das Forças Aeroespaciais russas.

Rossi aparece dizendo que “não imaginava o que era uma guerra” e lamenta que somente aqueles que conseguiram deixar a base antes do ataque sobreviveram. “Lá tinha militares das forças especiais do mundo inteiro. A informações que a gente tem é que todo mundo morreu. Eles [russos] acabaram com tudo. Vocês não estão entendendo, acabou, acabou. A Legião foi exterminada de uma vez só. Eu não imaginava o que era uma guerra”, declara ele no vídeo.

Há uma semana, na terça-feira (8), ele embarcava para a Ucrânia para integrar o grupo, uma unidade militar formada por estrangeiros que queiram combater os russos no país. Tema de uma reportagem do G1, o instrutor afirmou, antes de viajar: “Eu vi o que a Ucrânia está passando. Tenho amigos de outros países lá, lutando por eles. Está muito acima de qualquer outra coisa. Apenas vou dar meu melhor e usar tudo que sei para defendê-los. Se fosse o Brasil no lugar deles, faria a mesma coisa”.

Leia mais:

1- “Kremlin estimulou envio de grupos neonazistas à Ucrânia”, diz especialista em neonazismo ao DCM

2- DCM Ao Meio-Dia: Papa pede fim do ‘massacre’ na Ucrânia; Tabata e a guerra no PSB após ‘não’ à federação com PT

3- Jornalista dos EUA morre em ataque na Ucrânia, diz policia de Kiev

Tiago Rossi é bolsonarista e cidadão de bem

Empresário e instrutor de tiro, o jovem já foi militar e começou a atuar no conflito como atirador antes de fugir. “Chegou a hora de me despedir de todo mundo, despedir da minha família, despedir dos meus amigos. Pude ficar com as pessoas mais próximas a mim essa noite. Foi muito bom poder passar esse resto de tempo aqui”, escreveu ele no Instagram, em sua despedida.

As redes sociais do instrutor de tiro são um lamaçal repleto de publicações em apoio a Bolsonaro e contra o “esquerdismo”. Ele também gosta de publicar vídeos ensinando a atirar.

Em um dos vídeos, em que ensina a disparar com uma pistola Glock, Rossi virou motivo de chacota nos comentários. “Você é o cara que foi pra Ucrânia e se borrou todo?”, questiona um usuário. “Guerra não é stand de tiro”, debocha outro.

Em março do ano passado, o bolsonarista convocou seus amigos do Facebook para uma manifestação a favor da “intervenção militar”. “Fora STF” e “chega de corrupção”, diz o post compartilhado por ele.

Tiago Rossi chama para protesto bolsonarista
Tiago Rossi convoca para protesto a favor da intervenção militar.
Foto: Reprodução/Facebook

O negacionismo de Tiago Rossi

Outra postagem, republicada da página Bolsonaro 2022, mostra uma entrevista do meteorologista Luiz Carlos Molion, um dos principais representantes do negacionismo climático no Brasil. “Chupa essa esquerdopata, enfie essa fuça no primeiro bueiro que vc encontrar”, diz a legenda.

Contrário ao uso de máscaras, ele publicou também um vídeo do jornalista Rodrigo Constantino, comentarista da Jovem Pan, dizendo que “a esquerda é mascarada” e que os brasileiros “estão cansados desse espetáculo”, se referindo à utilização da proteção facial contra o coronavírus.

Post no Facebook de Tiago Rossi
Post no Facebook do instrutor de tiro Tiago Rossi

Tiago Rossi diz que Globo é “nazista”

Apesar de ter aceitado conceder uma entrevista ao G1, portal de notícias da Globo, para promover sua ida à Ucrânia, Tiago Rossi chama a emissora de “nazista” nas redes.

Revoltado com as “mentiras” e a “arrogância” da grande mídia, ele compartilhou um vídeo do ex-vereador bolsonarista Odécio Carneiro que fala sobre a suposta tática do canal de TV para alavancar o número de mortes por Covid-19. “Globo usa técnica nazista”, diz o título.

Tiago Rossi no Facebook chama Globo de "nazista"
Post de Tiago Rossi no Facebook chama Globo de “nazista”

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link