Trump foi gravado ao pressionar autoridades contra vitória de Biden, diz jornal

Atualizado em 22 de dezembro de 2023 às 22:41
Ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Sam Wolfe/REUTERS

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tentou influenciar dois funcionários eleitores de Michigan a não certificarem a vitória de Joe Biden no estado após a eleição presidencial de 2020.

Segundo o jornal Detroit News, o republicano ligou para as duas autoridades para fazer pressão.

Em um telefonema de 17 de novembro de 2020, o então presidente disse para os dois republicanos do conselho do condado de Wayne não assinarem a certificação das eleições estaduais, argumentando que ficaria “péssimo” para eles.

Trump disse ainda que os funcionários deveriam “lutar pelo nosso país”, de acordo com as gravações. Segundo o político, os republicanos foram “roubados nesta eleição” e “todo mundo sabe que Detroit é corrupta pra caramba”.

O condado de Wayne é o mais populoso do estado e inclui Detroit, cidade com uma população majoritariamente negra e que tem a tendência de eleger candidatos democratas.

A gravação surge em meio a ações criminais contra Trump. Favorito à indicação republicana para as eleições de 2024, o ex-presidente é acusado de conspirar para reverter a eleição presidencial de 2020.

Trump, por sua vez, negou qualquer irregularidade e criticou as acusações. O político também continua a disseminar alegações infundadas de fraude eleitoral.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link