Canais bolsonaristas perdem mais de R$ 1 milhão por ordem de TSE

Atualizado em 10 de dezembro de 2021 às 18:57
Allan dos Santos na Praça dos Três Poderes em Brasília
Ao menos 11 apoiadores de Bolsonaro já foram identificados como parte do esquema

Decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) bloqueou R$ 1,2 milhão de canais bolsonaristas investigados por disseminar fake news e atacar o sistema de votação do país.

O valor seria repassado pelas redes sociais para canais, páginas e sites bolsonaristas alvos de uma investigação por propagarem fake news sobre as urnas eletrônicas.

A campanha de ataque as urnas eletrônicas feita por esses canais ocorreu junto aos ataques do presidente Jair Bolsonaro também contra o sistema de votação brasileiro.

Até o fim das investigações a verba ficará depositada em uma conta judicial. A PF trabalha para identificar os responsáveis pelos repasses e quem está por trás da grande divulgação de notícias falsas.

Para os investigadores, quanto mais atacam as instituições e o sistema eleitoral, mais proveito econômico os envolvidos conseguem.

Os valores envolvem a monetização (pagamentos feitos pelas redes sociais) e a arrecadação dos canais com propaganda.

Leia também:

1- Ex-delegado da PF sobre Bolsonaro: “Mentor das rachadinhas”

2- Guedes faz profecia se Moro vence a eleição: “Fecha o Congresso”

3- URGENTE: Réus do caso Boate Kiss são condenados

Responsáveis pela disseminação de mentiras e o TSE

Pelo menos 11 apoiadores do presidente Jair Bolsonaro foram afetados pela decisão. Entre os canais já identificados, está o de Allan dos Santos, blogueiro bolsonarista que já teve várias contas bloqueadas em redes sociais e é alvo de uma ordem de prisão e um pedido de extradição determinado pelo STF.

Em agosto, o TSE atendeu a um pedido da Polícia Federal, que investiga a organização e financiamento dos ataques ao sistema eleitoral, e determinou o bloqueio desses repasses.

A PF identificou uma esquema suspostamente criminoso que, de acordo com as investigações, transformou em negócio a divulgação de mentiras sobre as urnas eletrônicas.