TSE estuda exigir passaporte da vacina para votação

Ministros vão debater o assunto a partir de fevereiro

Atualizado em 17 de janeiro de 2022 às 19:47
TSE passaporte da vacina
TSE pode exigir o passaporte da vacina no dia da votação

Os ministros do TSE estão em recesso, mas seguem conversando internamente por conta das eleições de 2022. Uma das pautas que vão entrar em discussão quando os trabalhos voltarem é a exigência do passaporte da vacina para votação. Mas há alguns pontos que deverão ser debatidos com maior profundidade.

Conforme apurou o DCM, os magistrados acreditam que exigir o passaporte pode levar mais pessoas a se vacinarem. Isto porque seria criada uma campanha na mídia sobre o assunto. Na avaliação da Corte, os brasileiros precisam ser incentivados a tomarem as doses de proteção contra a Covid-19.

Porém, eles sabem que tal decisão vai fazer com que se crie uma guerra narrativa com o grupo bolsonarista. Inclusive, ao saber de tal possibilidade, o presidente Bolsonaro ficou revoltado. O próprio chefe do poder executivo federal não poderia votar, pois ele tem dito que não se vacinou contra a doença.

Leia mais:

1 – Diretor da Fundação Perseu Abramo faz críticas a quem é contra Lula e Alckmin

2 – Criança faz homenagem para pai falecido ao tomar vacina contra a Covid

3 – Com fundo bilionário, União Brasil quer Moro concorrendo à Presidência

TSE contra o negacionismo

O Tribunal Superior Eleitoral tem trabalhado contra o negacionismo, e não apenas na área da saúde. Ao longo de 2020 e 2021, a Corte defendeu as urnas eletrônicas dos ataques feitos pelos bolsonaristas. O presidente da República levantou suspeitas do sistema eleitoral brasileiro.

Apesar de toda a pressão, o voto impresso não passou no Congresso. E os ministros do TSE, assim como do STF, se manifestaram em defesa da democracia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.