Saúde confirma que vacina não causou parada cardíaca em criança

Atualizado em 21 de janeiro de 2022 às 18:34
Foto de frasco com imunizantes da Covid-19
Damares Alves e Marcelo Queiroga fizeram visita à criança. Foto: Ricardo Marajá / SMCS

O Ministério da Saúde confirmou a análise do governo do estado de São Paulo sobre a relação entre a vacina contra a Covid-19 e a parada cardíaca de uma criança de 10 anos em Lençóis Paulista (SP). O estudo foi feito por 10 especialistas que descartaram a possibilidade.

No anúncio, a pasta afirmou que “o evento adverso pós-vacinação foi descartado. A síndrome de Wolff-Parkinson-White, até então não diagnosticada e desconhecida pela família, levou a criança a ter uma crise de taquicardia, que resultou em instabilidade hemodinâmica”.

Marcelo Queiroga, ministro da Saúde, e Damares Alves, (da Mulher, Família e Direitos Humanos), visitaram a criança na quinta-feira (20).

Mesmo após a divulgação do anúncio pelo governo de São Paulo, a ministra Damares ainda se referiu à criança como “hospitalizada após suspeita de parada cardíaca no mesmo dia em que recebeu a vacina contra a Covid”.

O ministério da Saúde afirmou na nota que “O Ministério da Saúde segue monitorando a ocorrência dos eventos adversos pós vacinação em parceria com as secretarias municipais e estaduais de saúde”.

Leia mais:

1 – Queiroga é acusado de negacionismo; entidades protocolaram pedido de impeachment contra o ministro na Câmara

2 – Em busca do “velho” PSDB, Lula se encontra com Aloysio Nunes

3 – Lula posta foto com Randolfe: “Boa conversa sobre o futuro do Brasil”

Aplicação da vacina contra a covid para crianças avança

Além da Pfizer, que tem autorização para aplicação da vacina em crianças no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso emergencial da Coronavac para crianças de 6 a adolescentes de 17 anos que não tenham baixa imunidade.

Cerca de 79% da população brasileira declarou que apoia a vacina de crianças no Brasil. No entanto, a vacinação de crianças entre 3 e 5 anos com o imunizante ainda não foi aprovada pela agência.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.