Vencedores do nobel da Paz fundaram sites de comunicação independentes em seus países

Atualizado em 8 de outubro de 2021 às 9:33
Maria Ressa e Dmitry Muratov
Maria Ressa e Dmitry Muratov. Foto: Reprodução/Prêmio Nobel

Maria Ressa, filipina, e Dmitry Muratov, russo, receberam nesta manhã o prêmio Nobel da Paz.

São jornalistas e lutam pela liberdade de expressão. Não estavam nas apostas para o nobel que já foi, entre outros, de Nelson Mandella e Martin Luther King.

Maria Ressa é filipina. Usa o jornalismo para combater os abusos de poder e o autoritarismo no seu país. Fundou uma empresa de midia digital focada em jornalismo investigativo.

Leia também:

1 – CNN Brasil não vai renovar contrato com Caio Coppolla

2 – Expulso do PTB, Oswaldo Eustáquio denuncia que vice-presidente do partido recebe ‘super salário’

3 – Guedes se sente abandonado por Bolsonaro, mas se recusa a pedir demissão: “Vai ter que me mandar embora”

Muratov é um dos fundadores de um jornal russo que já teve seis jornalistas assassinados.

“Ganharam o prêmio Nobel da Paz de 2021 por seus esforços para defender a liberdade de expressão e pela corajosa luta”, anunciou a Academia Real das Ciências da Suécia nesta sexta-feira (8).

“[Os laureados] são representantes de todos os jornalistas que defendem este ideal em um mundo em que a democracia e a liberdade de imprensa enfrentam condições cada vez mais adversas”, afirmou Berit Reiss-Anderson, presidente do conselho do Nobel.

“O jornalismo gratuito, independente e baseado em fatos serve para proteger contra o abuso de poder, mentiras e propaganda de guerra. O comitê norueguês do Nobel está convencido de que a liberdade de expressão e a liberdade de informação ajudam a garantir um público informado”, finalizou a Academia.

O Prêmio Nobel é um conjunto de seis prêmios internacionais anuais concedidos em várias categorias por instituições suecas e norueguesas.

Suécia e Noruega

Reconhece pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade no ano imediatamente anterior ou no curso de suas atividades.

O Prêmio Nobel é amplamente considerado como o mais prestigiado prêmio disponível nas áreas de literatura, medicina, física, química, economia e ativismo pela paz. É concedido pela Academia que tem sedes na Suécia a na Noruega.