Vereadora do PT em Curitiba é vítima de racismo: “Preta safada”

Atualizado em 9 de fevereiro de 2022 às 18:29
Vereadora é vítima de racismo
Carol Dartora recebe ataques racistas após participar de ato por Moïse

A vereadora do PT, Carol Dartora, foi vítima de racismo após participar de ato por justiça para Moïse Kabagambe no último sábado (5). Ela denunciou os ataques racistas durante sessão ordinária híbrida da Câmara de Vereadores de Curitiba, realizada na manhã de hoje (9).

Dartora afirmou que está sendo atacada por associarem a imagem dela a uma suposta “invasão” à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito, no Centro de Curitiba. A vereadora, porém, não estava no momento em que aos manifestantes entraram na igreja.

“A gente está vendo uma disseminação tendenciosa de notícias sobre o ato, que está fazendo com que pessoas se sintam à vontade para ser racista e nos atacar de diversas formas. Eu nunca fui tão atacada por participar de um ato”, disse Dartora.

A parlamentar mostrou as mensagens ofensivas que tem recebido nas redes. “Preta safada sem vergonha merecia ir pra cadeia não merecia ser vereadora”, dizia um dos recados.

Para ela, o ato  realizado no sábado está sendo distorcido e utilizado de forma política para atacar militantes antirracistas e de esquerda. A vereadora lembrou que a Arquidiocese de Curitiba, em nota assinada pelo arcebispo Dom José Antonio Peruzzo, pediu para não “politizar”, “partidarizar” ou “exacerbar as reações” sobre a manifestação. No entanto, tem acontecido o contrário.

“O que dá o direito de as pessoas agirem com essa violência é o fato de a minha pele ser preta. É sobre isso que a gente foi protestar na Igreja do Rosário”, afirmou Dartora.

“A gente tem percebido o uso político e a tentativa de criminalizar o partido, criminalizar inclusive a nossa indignação contra o racismo”, disse, complementando que “nós, militantes antirracistas, estamos sendo expostas a esse tipo de violência criminosa, violência racista.”

Leia mais:

1- VÍDEO: Vereador que apoiou Bolsonaro é preso por frases racistas em piscina de condomínio

2- Dilma se solidariza com vereadores da Bancada Negra ameaçados de morte: “Cadeia para os racistas”

3- VÍDEO: Vereador do PT organiza protesto em igreja por congolês Moïse

Vereadora compartilha prints dos ataques racistas em rede social

No início da tarde de hoje (9), Carol Dartora compartilhou no Twitter prints das mensagens recebidas em seu Instagram. Um usuário da rede social enviou:  “Macaca fedorenta…vai pagar pelo que fez. Você não dura 2 meses”, claramente em tom de ameaça.

“O ato pedindo justiça por Moïse e Durval tinha como objetivo o combate ao racismo. Estão aproveitando a distorção de sua finalidade e dos fatos para me ameaçar. Não entrei na igreja, mas não julgo quem expressa sua indignação. Nenhum tipo de violência deve ser tolerada”, escreveu a parlamentar na publicação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link