Versão de heroísmo do general é empulhação que falsifica a história. Por Jeferson Miola

Atualizado em 19 de março de 2024 às 15:47
Ilustração: Aroeira

A mídia encampou a versão diversionista do heroísmo dos militares, agora incensados como salvadores da democracia.

A versão farsesca foi editorializada, e padroniza a abordagem enviesada de analistas e colunistas de TV, jornais, portais e mídias sociais – infelizmente, inclusive de alguns veículos da mídia contra-hegemônica.

Em editorial tão burlesco quanto reunião de condomínio [Marx e Freire Gomes, 19/3], a Folha de São Paulo invocou Karl Marx para louvar o general Freire Gomes como um daqueles “grandes homens, os gênios, os heróis [que] fazem a história”.

Para este jornal que colaborou com a ditadura de 21 anos instalada com o golpe de 31 de março de 1964, o ex-comandante do Exército “teve coragem e papel decisivo na preservação da democracia no país. A atuação é digna de registro em futuros livros de história”, registrou com ufanismo.

A postura editorial da Folha é apenas um sintoma do acordo nefasto construído entre o governo Lula, a PGR e o STF com as cúpulas das Forças Armadas para delimitar a responsabilidade pelos atentados à democracia a Bolsonaro e a um punhado de oficiais descartáveis e, com isso, preservar a instituição militar.

O ministro da Defesa e porta-voz da caserna Múcio Monteiro celebra o êxito da estratégia diversionista: “agora a suspeição tem nome, saiu do CNPJ [das Forças Armadas] para os CPFs [de “alguns” indivíduos fardados]”.

Para sedimentar essa versão salvacionista sobre os vilões fardados que passaram os últimos anos acossando a democracia, tanto a mídia, a PF como o judiciário repetem o famigerado método lavajatista: definido qual é o objetivo estratégico da “narrativa”, seguem o itinerário até chegar no alvo.

Os depoimentos prestados à PF pelos ex-comandantes Freire Gomes, do Exército, e Baptista Júnior, da Aeronáutica, mais se parecem com delações premiadas combinadas para corroborar os elementos que levam à versão dos acontecimentos que se pretende tornar oficial. Bem fiel ao estilo Lava Jato.

As justificativas daqueles oficiais não se sustentam a um escrutínio minimamente diligente. As contradições entre os depoimentos deles e a realidade deveriam ser, pelo menos, levadas em conta pela PF e STF, mas são providencialmente deixadas de lado.

Nem é necessário discorrer muito sobre o envolvimento pessoal dos dois comandantes na conspiração; está tudo fartamente descrito e documentado.

O general Freire Gomes, por exemplo, hoje incensado como legalista, teve toda trajetória no comando do Exército comprometida com a mecânica do golpe, que foi uma diretriz institucional das cúpulas das três Forças.

Basta relembrar que o general Freire Gomes, assim como o almirante Almir Garnier e o brigadeiro Baptista Júnior, também se insubordinou e abandonou o posto de comando do Exército para não ter de bater continência ao eleito soberanamente pelo povo brasileiro para ser o comandante supremo das Forças Armadas – o presidente Lula.

E foi o general Freire Gomes que, no seu penúltimo dia à frente do Exército, em 29 de dezembro de 2022, impediu que o acampamento da família militar com outros criminosos no QG do Exército fosse desmontado, para deixar a bomba armada que veio a explodir no 8 de janeiro de 2023.

A versão de heroísmo do general é empulhação que falsifica a história.

O auto-engano oficial sobre os acontecimentos ofende o direito do povo brasileiro à memória, à verdade e à justiça, e mantém a débil democracia do Brasil em permanente ameaça de repetição de golpes e rupturas institucionais pelos mesmos atores de sempre.

Publicado originalmente no blog do Jeferson Miola

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe do nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link