VÍDEO: Bolsonaro reafirma isenção na guerra entre Rússia e Ucrânia

Atualizado em 4 de março de 2022 às 17:12
Bolsonaro discursou em São José dos Campos e voltou a ser neutro sobre a guerra na Rússia
Bolsonaro discursou durante cerimônia de nova concessão da Dutra, em São José dos Campos. Foto: Reprodução.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a afirmar seu posicionamento de “isenção” em relação à guerra entre Rússia e Ucrânia. Ele esteve em São José dos Campos (SP) nesta sexta-feira (4), onde participou de uma cerimônia que marcou a nova concessão da rodovia Presidente Dutra.

Em seu discurso, o presidente, que tem sido criticado por sua posição neutra, não mencionou diretamente os dois países, mas se referiu a “um problema a 10 mil quilômetros daqui”. 

“Hoje temos um problema a 10 mil quilômetros daqui, e a nossa responsabilidade, em primeiro lugar, é com o bem-estar do nosso povo. A nossa postura tem mostrado para o mundo como estamos agindo nesse episódio. Estamos conectados com o mundo todo, o equilíbrio, a isenção e o respeito a todos se faz valer (sic) pelo chefe do Executivo”, disse. 

Leia mais:

1- Militares aconselharam Bolsonaro a ficar do lado de Putin

2- Ex-premiê da Ucrânia diz que Otan planeja Terceira Guerra Mundial contra Rússia

3- Pré-candidato em SP, Tarcísio paga mico na web

Bolsonaro fez discurso em favor da liberdade e neutralidade

Ainda durante o discurso, Jair Bolsonaro fez forte defesa da liberdade e isenção do Brasil com relação ao conflito no Leste Europeu.

“O Brasil não mergulhará em uma aventura. O Brasil tem o seu caminho, respeita a liberdade, faz tudo pela paz. Mas em primeiro lugar, temos que dar exemplo para isso”, concluiu.

Nesta semana, o encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, o diplomata Anatoliy Tkach, afirmou que a imparcialidade não se aplica quando se conhece o agressor. 

“Nós sabemos quem é o agressor. Há vítimas. Não entendo como que imparcialidade pode se aplicar nessa situação”, disse.

A declaração aconteceu durante entrevista na sede da embaixada, em Brasília. Na ocasião, Anatoliy Tkach havia sido questionado sobre a posição do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos França, sobre a fala de Bolsonaro de neutralidade.

Também presente na cerimônia desta sexta-feira, em São Paulo, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (PL), discursou.

Confira o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link