VÍDEO: Bolsonaro “não havia percebido” que postou vídeo golpista, diz defesa

Atualizado em 26 de abril de 2023 às 13:10
Os advogados de Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten e Paulo Cunha Bueno. Foto: Reprodução

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Fábio Wajngarten, afirmou que ele publicou vídeo golpista dois dias após os ataques terroristas de 8 de janeiro por engano. O ex-chefe da Secom (Secretaria de Comunicação Social) ainda disse que a defesa explicou à Polícia Federal como são feitas as postagens nas redes sociais com um “vídeo ilustrativo”.

“A mecânica de postagem se dá com meros dois cliques. A gente juntou ao depoimento um vídeo ilustrativo sobre como se dá a postagem”. afirmou Fábio Wajngarten. Segundo ele, Bolsonaro estava medicado e fez a publicação por engano, com o objetivo de guardar o conteúdo para ver depois.

Wajngarten ainda diz que o vídeo foi excluído por Bolsonaro assim que ele foi “alertado” sobre o conteúdo. “Sequer o presidente sabia, havia percebido que havia postado referido conteúdo. Assim que alertado, apagou o vídeo”, prosseguiu.

Paulo Cunha Bueno, também advogado do ex-presidente, afirmou que houve um “equívoco” na hora de armazenar o vídeo. “Foi um equívoco na hora de salvar o arquivo para assistir posteriormente. Foi ele que postou, mas foi um incidente. Ele foi avisado do erro e apagou”, alega.

Bolsonaro virou alvo de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF) pela publicação e é investigado como um dos autores intelectuais e instigador dos ataques. Ele prestou depoimento nesta quarta (26) à Polícia Federal e a tese da defesa foi a de que ele queria enviar o vídeo pelo WhatsApp e não pelo Facebook, mas se confundiu porque estava medicado.

Na ocasião, Bolsonaro havia acabado de receber alta médica depois de ser internado com fortes dores abdominais nos Estados Unidos. O conteúdo foi excluído após cerca de duas horas no ar.

Postagem no Facebook de Bolsonaro dois dias após os atos terroristas em Brasília. Foto: Reprodução

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link