VÍDEO: Bolsonaro usa Carlos Lupi, ministro de Lula, para rebater voto de relator no TSE

Atualizado em 28 de junho de 2023 às 14:36
Jair Bolsonaro em vídeo contra o ministro Benedito Gonçalves. Foto: Reprodução/Redes sociais

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo, nesta quarta-feira (28), em resposta ao ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), declarou sua inelegibilidade por oito anos, por abuso de poder político numa reunião com embaixadores no ano passado.

Em busca de qualquer alternativa para não ficar inelegível, Bolsonaro lembrou que Gonçalves é relator da ação eleitoral que foi apresentada pelo PDT, presidido por Carlos Lupi, atual ministro da Previdência Social do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). E colocou um vídeo em que Lupi fala sobre as urnas eletrônicas e o voto impresso.

“No dia de ontem, 27 de junho, o ministro Benedito Gonçalves deu o seu voto pela minha inelegibilidade por oito anos. Agora, o autor da ação é o senhor Carlos Lupi, atual ministro de Lula. Veja o que ele disse a poucos meses sobre esse mesmo assunto”, afirmou o ex-mandatário, reproduzindo o vídeo. A fala, porém, é de maio de 2021.

“Desde o surgimento da urna eletrônica, 25 anos atrás, nosso líder, nossa referência do partido, Leonel de Moura Brizola, já defendia uma coisa simples de se fazer: a impressão do voto. Para que possa votar lá, apertar o numerozinho do seu candidato, apertar o 12, você ver aquele papelzinho como se fosse esse papel que a gente, quando paga o cartão de crédito tem como recibo, cair numa urna transparente e ficar ali guardado”, disse o cacique do PDT, na época.

“Quando se tiver desconfiança ou quando se tiver uma votação muito diferente de locais, você pode conferir esse voto. É esse o segredo de toda democracia no mundo, a possibilidade de recontagem, a possibilidade de conferência de voto”, acrescentou.

“Não tem recursos maiores para garantir a própria liberdade de expressão e a democracia do que investir na conferência do voto através da sua impressão. Nós, do PDT, através do nosso líder, Leonel Brizola, fomos quem primeiro falou isso e temos coragem de claramente dizer a todo o povo brasileiro: sem a impressão do voto, não há possibilidade de recontagem. Sem recontagem, a fraude impera”, complementou.

Veja o vídeo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link