VÍDEO: Jornalista invade jornal russo para protestar e é presa

Atualizado em 14 de março de 2022 às 19:40
Jornalista com cartaz no telejornal russo
Jornalista foi presa após o protesto
Foto: Captura de vídeo

Na tarde desta segunda-feira (14), a jornalista editora de um jornal que faz parte da emissora estatal de TV, o Channel One Russia, invadiu a transmissão ao vivo enquanto a âncora dava uma notícia. Conhecida como Marina Ovsyannikova, a jornalista carregava um cartaz que continha dizeres contra a guerra da Ucrânia e Rússia.

“Pare a guerra. Não acredite em propaganda. Eles estão mentindo para você aqui”, eram as palavras em russos transmitidas ao vivo em poucos segundos, pois em instantes a imagem foi tirada do ar. O telejornal onde aconteceu o inusitado é considerado uma das maiores fontes de informação da população russa, e que segue uma linha editorial baseado nos ideais do Kremlin.

Em nota o Channel One informou a agência de notícias Tass que estavam em revisão interna após o ação inesperada. Antes da manifestação a editora deixou vídeos onde criticava a postura de Putin e pedia desculpa pela forma em que estava trabalhando. Ela foi leva para a delegacia e recebeu apoio de ativistas, os quais providenciaram advogados para a mesma.

“O que está acontecendo na Ucrânia é um crime, e a Rússia é o agressor. A responsabilidade por essa agressão é de um homem: Vladimir Putin. Meu pai é ucraniano, minha mãe é russa, e eles nunca foram inimigos. Este colar [mostra] a Rússia deve parar esta guerra fratricida’, disse ela em conteúdo compartilhado pelo chefe da sucursal de moscou, max seddon.

Confira o vídeo: 

Leia mais:

1 – Militares ucranianos usam munições com fósforo e bombas de fragmentação, diz Rússia na ONU

2 – Manifestantes são presos na Rússia com cartazes em branco contra a guerra

3 – Rússia e Ucrânia podem chegar a acordo em dias, diz negociador russo

Jornalista Marina e a situação das manifestações na Rússia

Conhecido por ter uma politica bastante restritiva em inúmeros aspectos, a Rússia tem buscado limitar as manifestações contra a guerra que acontece no país. No último domingo (13), uma mulher foi presa na cidade de Nizhny Novgorod após sair nas ruas com um cartaz em branco em pedido pela paz.

Em outras cidades do país a cena tem se repetido na medida em que as manifestações tem ganhado maior aderência pela população. Recentemente a ativista Anastasia Nikolaeva foi presa na cidade de Rostov-on-Don, no sul da Rússia. A justificativa para as prisões geralmente tem sido a de desobediência a policia.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link