VÍDEO – Lula detona Campos Neto e diz estar “indignado” com taxa de juros: “Muito caro”

Atualizado em 27 de junho de 2023 às 13:35
Lula critica Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e diz estar “indignado” com taxa de juros. Foto: Reprodução

O presidente Lula voltou a criticar a taxa de juros e afirmou estar “indignado” com a decisão do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, de manter a Selic alta. O petista falava sobre o lançamento do Plano Safra, de financiamento da agricultura e da pecuária empresarial no país, e reclamou que os juros fazem com que o projeto fique “muito caro”.

“Estava discutindo o Plano Safra, que será R$ 364 bilhões, a uma média, eu não sei o total, de 10% de juros ao ano. É caro, é muito caro. Esses juros poderiam ser mais baratos. Mas é que tem um cidadão no Banco Central, que a gente não sabe quem pôs ele lá, que faz os juros serem 13,75%”, afirma.

O presidente vem criticando o chefe do BC e dizendo que ele “joga contra os interesses da economia brasileira”. Lula nega estar “brigando” com a autarquia e diz que há um descontentamento da sociedade com a decisão “irracional” de manter a taxa em 13,75%.

Na última ata do Copom (Comitê de Política Monetária), divulgada nesta terça (27), o Banco Central sinalizou que a Selic poderia ter queda ainda neste ano, no mês de agosto. Segundo o documento, os membros do comitê avaliam que a “continuação do processo desinflacionário em curso, com consequente impacto sobre as expectativas, pode permitir acumular a confiança necessária para iniciar um processo parcimonioso de inflexão na próxima reunião”.

O grupo prevê uma redução inicial de 0,25% e uma segunda de 0,5%. Com os números a taxa poderia chegar a 12% no fim de 2023.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link