VÍDEO: no G20, Bolsonaro mente sobre economia e popularidade em rodinha de líderes

Atualizado em 30 de outubro de 2021 às 9:45
Jair Bolsonaro e Erdogan no G-20
Jair Bolsonaro e Erdogan no G-20. Foto: Reprodução

Em rodinha com líderes, Jair Bolsonaro voltou a mentir para o mundo ver. Na antessala no local onde o G20 se reúne, o presidente brasileiro e Recep Tayyip Erdogan, mandatário da Turquia, trocaram algumas palavras. Ao se aproximar do turco, chamou um tradutor: “Me ajuda aí”.

Ao lado de Paulo Guedes e Carlos França, ele disse que tem apoio popular e que a economia no país está crescendo. “Tudo bem. A economia voltando bem forte. A mídia como sempre atacando, estamos resistindo bem. Não é fácil ser chefe de Estado em qualquer lugar do mundo”, mente.

Questionado sobre a eleição de 2022, afirmou:

“Eu estou bem. Também tenho um apoio popular muito grande. Temos uma boa equipe de ministros. Não aceitei indicação de ninguém. Foi eu que botei todo mundo. Prestigiei as Forças Armadas. Um terço dos ministros [é de] militares profissionais. Não é fácil. Fazer as coisas certas é mais difícil”.

O presidente ainda ignorou Olaf Scholz, vencedor das eleições na Alemanha. O país é um dos grandes parceiros comerciais do país, mas sequer recebeu um olhar do mandatário brasileiro. O alemão virou as costas para Bolsonaro e foi falar com Boris Johnson, Justin Trudeau e Modi Narendra.

A conversa foi flagrada por Jamil Chade, do UOL. Ao final do encontro, após queixa de brasileiros, ele foi retirado do local onde estavam os líderes. Posteriormente, após tentativas de se aproximar de Bolsonaro,  foi alertado que poderia ter “problemas”.

Leia também:

1 – Maurício X Casagrande: não há reabilitação para mau-caratismo. Por Nathalí Macedo

2 – TV Manchete pode voltar ao ar através do dono da Havan, diz site

3 – Células nazistas crescem 58% e especialistas veem banalização do discurso de ódio

Brasil de Bolsonaro tem uma das piores retomadas econômicas entre o G20

A retomada da economia brasileira é uma das piores entre os países do G20. Segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), o país deve registrar o menor crescimento em 2022 entre os membros do grupo.

A popularidade do presidente também é outro fato que o presidente mentiu. O “apoio popular muito grande” que ele cita não é bem assim. Segundo pesquisa Datafolha de setembro, o presidente atingiu seu nível mais baixo de aprovação e sua reprovação foi a 53%.

Bolsonaro em Roma

O presidente participa neste fim de semana do encontro da cúpula do G20. Ele está acompanhado do ministro da Economia, Paulo Guedes, do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e do seu filho 02, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (Republicanos).

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.