VÍDEO: Putin se posiciona sobre crise entre Rússia e Ucrânia

Atualizado em 14 de fevereiro de 2022 às 16:33
Putin se posiciona sobre crise
Reunião de Putin com o chanceler Sergey Lavrov e o ministro da defesa Sergey Shoygu

O presidente russo, Vladimir Putin, teve reunião hoje (14) com o chanceler Sergey Lavrov e com o ministro da defesa Sergey Shoygu. No encontro, transmitido pela TV, Putin avaliou a “possibilidade” de resolver a crise internacional na fronteira com a Ucrânia através do diálogo com os países ocidentais.

O chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, considerou que existe a possibilidade de “resolver os problemas”. “Acredito que nossas possibilidades (diplomáticas) estão longe de se esgotarem”, disse o chanceler russo na reunião com Putin. “Eu proporia continuar e intensificá-las”.

O caminho do diálogo “não se esgotou, mas também não pode durar indefinidamente”, disse Lavrov, destacando que a Rússia está pronta para “ouvir contrapropostas sérias”.

Pouco depois, o ministro da Defesa russo, Serguei Shoygu, afirmou que os exercícios militares realizados ao lado de Belarus estavam “terminando”. “Alguns exercícios estão sendo realizados, uma parte está concluída, outra está terminando. E outros ainda estão em andamento devido a sua magnitude”, disse Shoygu.

Leia mais: 

1- Em meio à forte pressão ocidental contra Rússia, Ucrânia reafirma aspiração de aderir à Otan

2- Ucrânia prepara civis para possível invasão da Rússia

3- Moro detona Bolsonaro por viagem à Rússia: “Um trapalhão no Kremlin”

Países ocidentais consideram inaceitáveis os pedidos da Rússia

Os países ocidentais consideram os pedidos russos inaceitáveis, mas propuseram aumentar os diálogos e estendê-lo a outras questões, como o controle de armas.

O Pentágono disse nesta segunda-feira que a Rússia reforçou seu dispositivo militar nas fronteiras da Ucrânia no fim de semana, onde já há mais de 100 mil soldados concentrados há uma semana.

Mesmo com as tensões, que se acentuaram na semana passada com o início das operações militares da Rússia e Belarus, Kiev disse hoje (14) que as negociações com Minsk estão sendo “positivas”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link