VÍDEO – Trump: Imigrantes são “terroristas” e “vêm de manicômios”: “Temos que deportá-los”

Atualizado em 16 de janeiro de 2024 às 13:04
Donald Trump, ex-presidente dos EUA. Foto: reprodução

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que encaminha seu retorno para às eleições após sair na frente nas primeiras prévias, realizada no estado de Iowa, comemorou a vitória, na segunda-feira (15), aumentando o tom do seu discurso xenófobo, afirmando que “muitos terroristas estão chegando” e que, por isso”, os EUA terão de “deportá-los”.

“Agora nós temos uma invasão. Temos uma invasão de milhões e milhões de pessoas que estão entrando em nosso país. Não consigo imaginar por que eles acham que isso é uma coisa boa. É uma coisa muito ruim”, avaliou o estadunidense que se aliou ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aqui no Brasil.

Mostrando desconhecimento internacional, Trump ainda mencionou que sequer conhece os países de onde os imigrantes partem. “Eles vêm de todos os lugares, de países dos quais a maioria das pessoas nunca ouviu falar”, afirmou antes de emendar que os recém chegados aos Estados Unidos partem de “prisões, cadeias, instituições mentais e manicômios”.

A solução, para Trump, seria a deportação em massa, que ele classificou como “horrível”, calculando que os EUA tenha recebido “um grupo de pessoas provavelmente maior em número do que o estado de Nova York”. “Teremos que atingir um nível de deportação que não víamos neste país há muito tempo, desde Dwight Eisenhower, na verdade”, afirmou no seu discurso da vitória.

Com o andamento do genocídio do povo palestino provocado por Israel na Faixa de Gaza, com o apoio dos Estados Unidos, o discurso de Trump deve ser ainda mais voltado para a islamofobia.

Em sua primeira campanha presidencial, em 2016, seu discurso foi voltado contra a imigração latina. Uma de suas promessas eleitorais mais conhecidas foi a criação de um muro para separar os Estados Unidos do México, o que impediria a passagem de imigrantes ilegais por terra.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link