VÍDEOS: Ressaca atinge praias e causa estrago na Zona Sul do Rio

Atualizado em 6 de novembro de 2023 às 11:56
Mar invade o cançadão na altura do posto 11 na praia do Leblon (RJ) — Foto: Dan Delmiro

A ressaca que atingiu o Rio de Janeiro causou sérios danos à Zona Sul da cidade. O mar avançou e chegou a invadir a calçada dos edifícios à beira-mar, surpreendendo os banhistas na Praia do Leblon.

As ondas violentas arrastaram barracas, cadeiras e bolsas. Um adolescente de 16 anos desapareceu após entrar no mar da Praia de Ipanema, na mesma região. O Corpo de Bombeiros resgatou outras três pessoas que quase se afogaram.

A força da água provocou a acumulação de areia nas vias públicas, dificultando a circulação de veículos. De acordo com informações da Marinha, ondas de até 3,5 metros podem se formar na costa do Rio de Janeiro até às 18h desta segunda-feira (6).

A Prefeitura do Rio também emitiu um alerta recomendando evitar banhos no mar, esportes, atividades na orla, navegação e pesca, além de ciclismo na área costeira.

Ressaca atinge a orla do Rio — Foto: Leandro Oliveira / TV Globo
Ressaca atinge a orla do Rio — Foto: Leandro Oliveira / TV Globo

Essa ressaca acontece em decorrência da ventania intensa ocorrida na última sexta-feira (3), que causou falta de energia em diversas regiões do Rio.

Até ontem, relatos de interrupção de energia chegaram de Niterói, na Região Metropolitana, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, e bairros da capital. As concessionárias Enel e Light informaram que reforçaram suas equipes para normalizar o serviço.

O que é ressaca?

A ressaca é um aumento acentuado da superfície do mar na costa, provocado pela combinação de três fatores: empilhamento de água causado pelo vento, ondas e maré.

Na costa do Sudeste do Brasil, o empilhamento de água está associado aos ventos de frentes frias, que sopram predominantemente de S a SW. Ventos nessa direção causam um aumento no nível do mar na costa, e quanto mais fortes e constantes esses ventos, maior a elevação.

As ondas na superfície do mar também são geradas pelos ventos, e ventos mais intensos geram ondas mais altas. Assim, nas ressacas, a intensidade do vento é um fator importante. Por fim, a maré também desempenha um papel significativo.

As marés não são causadas pelo vento, mas sim pela atração gravitacional da Lua e do Sol sobre a Terra. As ressacas mais severas ocorrem durante as marés de sizígia, quando a Lua, o Sol e a Terra estão alinhados, resultando em forças combinadas e marés de maior amplitude.

Assista vídeos:

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link