Conheça Viktor Orbán, o Bolsonaro da Hungria

Atualizado em 17 de fevereiro de 2022 às 9:28
Viktor Orbán e Jair Bolsonaro
Viktor Orbán e Jair Bolsonaro.
Foto: Marcos Correa/PR

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a Budapeste, na Hungria, nesta quinta-feira (17) para se encontrar com o primeiro-ministro do país, Viktor Orbán.

Um dos 10 chefes de Estado que vieram à posse do brasileiro em 2019, o húngaro é uma espécie de Bolsonaro europeu.

LEIA MAIS:

1. Bolsonaro se reúne com líder de extrema direita na Hungria
2. Líder húngaro mandou esvaziar hospitais na pandemia

3. Parlamento aprovou carta branca para primeiro-ministro ter poderes quase ilimitados

Quem é Viktor Orbán

Conhecido por seu forte discurso anti-imigração, Orbán já havia associado imigrantes ao terrorismo e ao crime. Desde que chegou ao poder, em 2010, ele é defensor do que chama de “democracia não liberal” e se mantém no poder unindo nacionalistas e ultraconservadores na Hungria.

O poder acumulado pelo primeiro-ministro em pouco mais de uma década permitiu que ele trocasse centenas de juízes das cortes húngaras por aliados. Ele aumentou o número de juízes do Supremo Tribunal do país de 11 para 15 e nomeou os ocupantes das novas cadeiras. Para alguns especialistas, o primeiro-ministro corrompeu a democracia por dentro.

Autoritarismo de Orbán atingiu a imprensa e as escolas

A lei eleitoral foi alterada para beneficiar seu partido, centenas de jornais independentes foram transformados em máquinas de propaganda do Estado e livros didáticos de História foram alterados para incluir conteúdo considerado xenofóbico.

Em 2015, a Hungria foi a primeira nação a erguer uma fronteira física para impedir que milhares de refugiados atravessassem o país.

O autoritarismo de Viktor Orbán serviu de inspiração para a extrema direita na Europa. Na Polônia, que vem implementado uma série de medidas para retirar a autonomia do Judiciário, o partido ultraconservador Lei e Justiça já declarou espelhar-se nele e na sua legenda Fidesz (Partido União Cívica Húngara).

Orbán se reuniu com Eduardo Bolsonaro em 2019

Em abril, o húngaro recebeu em Budapeste o filho do presidente, deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Na época, o parlamentar estava à frente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara.

Bolsonaro retribuiria a visita em 2020, mas teve de suspender a viagem por conta da pandemia. Hoje, ele realiza sua primeira visita oficial ao país.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link