Bolsonaro se explica sobre homenagem a comunistas na Rússia

Atualizado em 17 de fevereiro de 2022 às 8:39
Bolsonaro homenageia soldado comunista
Bolsonaro homenageia comunistas: o túmulo visitado pelo presidente é um dos pontos altos simbólicos da celebração da vitória da União Soviética, império comunista que durou de 1922 a 1991
Imagem: MAXIM SHEMETOV/REUTERS

Em publicação nas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro (PL) justificou sua participação em homenagem a militares comunistas na Rússia. Em Moscou, onde se encontrou com o presidente russo Vladimir Putin, ele visitou o Túmulo do Soldado Desconhecido.

O monumento é um símbolo da celebração da vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial (1939-45). Para os soviéticos, começou em 1941 e é chamada no país de Grande Guerra Patriótica.

“Soldado é simplesmente soldado”, escreveu o chefe do Executivo no Facebook.

Veja abaixo como foi a homenagem:

O presidente é conhecido por falas anticomunistas, que ganharam força na campanha de 2018 que o colocou na Presidência da República. Surfou nos ataques contra as esquerdas e o PT.

Por essas e outras, a internet não perdoou e alguns usuários apontaram a contradição no discurso de Bolsonaro. Quando tomou posse, em 2019, ele já prometeu trabalhar para “livrar o Brasil do socialismo”.

Jair foi questionado, em janeiro, por um apoiador sobre sua visita a Putin, que segundo o bolsonarista é líder de um país “comunista”. “Ele é conservador sim. Eu vou estar mês que vem lá, melhores entendimentos, melhores relações comerciais”, respondeu.

Confira a repercussão: