“Vou te estuprar, te matar e matar sua família”: bolsonarista ameaça apresentadora do DCMTV

Atualizado em 14 de setembro de 2022 às 18:51
Maria Fernanda Passos, a Mafê

Na madrugada desta quarta-feira (14), a jornalista e apresentadora do DCMTV, Maria Fernanda Passos, recebeu mensagem de áudio pelo direct do Instagram com ameaça de morte e estupro.

A mensagem veio de um perfil identificado como Júlio Bordieri. Segundo suas redes, ele estudou em universidades como Unifae, em São João da Boa Vista (SP) e Estácio de Sá, em Cabo Frio (RJ).

Está morando, de acordo a descrição, no Porto, em Portugal. Ele apagou suas contas nas redes. 

“Você é uma retardada, mulher, você é uma imbecil”, diz ele no áudio que você confere abaixo. “Não quero a porra de um corrupto de merda como Lula no poder. Sua lixo (sic), sua merda”.

Ele prossegue: “Vou te matar, sua filha da puta. Matar sua família. Vou na favela, vou te procurar. Arrombada, vou comer seu cu, te estuprar”.

OUÇA:

Maria Fernanda vem sendo atacada sistematicamente nas redes desde que fez comentários sobre o 7 de Setembro bolsonarista, mas esta foi a primeira ameaça de estupro e morte.

A jornalista lavrou um boletim de ocorrência e o caso está nas mãos do advogado do DCM, Francisco Ramos. “Não vou me intimidar”, afirma. “Não tenho medo de cara feia de fascista”.

Segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), as agressões contra jornalistas aumentaram 248% de 2019 até hoje.

Somente em 2021, foram registrados 453 ataques contra comunicadores e meios de comunicação — em 69% das vezes, agentes estatais eram os perpetuadores, sendo que o presidente Bolsonaro, sozinho, foi responsável por 89 destas agressões no último ano.

Um relatório da Abraji mostrou ainda que 127 jornalistas e meios de comunicação foram alvos de ataques de gênero em 2021, sendo que mulheres, cis e trans, representam 91% das vítimas. Em 95% dos casos os agressores eram homens.

Perfil no Instagram de Júlio Bordieri: ameaças