Youtubers bolsonaristas se assustam e apagam vídeos após condenação de Silveira

Atualizado em 24 de abril de 2022 às 8:45
Daniel Silveira olha para trás com olhar de preocupação
Daniel Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão. Foto: Evaristo Sa / AFP

Após o STF condenar o deputado Daniel Silveira a mais de 8 anos de prisão, youtubers bolsonaristas correram para tirar do ar vídeos com menções a ministros da corte.

Na quinta (21), dois canais tiraram ao todo dez vídeos do ar.Não é possível saber quantos foram removidos depois do indulto concedido por Jair Bolsonaro. Nove vídeos estavam no canal “Notícias News N.N.”. O outro estava no “A Play”. Em todos os casos, foi o próprio usuário que retirou o conteúdo.

Dois dos vídeos apagados faziam menção explícita ao caso de Daniel Silveira já no seu título. Um dizia que, “para driblar Mendonça e Kássio, ministros alinhados a Moraes adiantam cassação”. O outro anunciava uma reviravolta no caso do deputado, sem explicar qual. As informações são da Novelo Data, empresa de análise de dados que monitora a extrema direita no YouTube.

Antes do julgamento, de 7 a 12 de abril, onze canais bolsonaristas apagaram ou tornaram privados 209 vídeos no YouTube que continham críticas pesadas ao Supremo e ao TSE. Alguns desses canais chegam a ter 1 milhão de visualizações em um único vídeo. Trata-se de um filão bem remunerado pela plataforma, que paga os donos dos perfis de acordo com a audiência.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link