VÍDEO: Zelensky fala em ‘3ª Guerra Mundial’ se negociação com Rússia falhar

Atualizado em 20 de março de 2022 às 14:29
Zelensky fala em '3ª Guerra Mundial' se negociação com Rússia falhar
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Foto. AFP

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou neste domingo (20) sobre a possibilidade de uma “Terceira Guerra Mundial” se as negociações com a Rússia falharem.

Em entrevista à CNN norte-americana, Zelensky disse que as conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, são indispensáveis para o fim do conflito. “Estávamos perdendo pessoas diariamente, pessoas inocentes no chão. As forças russas vieram para nos exterminar, para nos matar”, disse.

“Infelizmente, nossa dignidade não vai preservar as vidas, então acho que temos que fazer qualquer formato, qualquer chance, então para ter a possibilidade de conversar com Putin. Mas se essas tentativas falharem, isso significaria uma Terceira Guerra Mundial”, acrescentou Zelensky.

Leia também:

1; Zelensky suspende partidos de oposição na Ucrânia alegando “ligações com a Rússia”

2; Rússia ataca escola que abrigava 400 pessoas, diz Ucrânia

3; Rússia confirma que fez novo ataque com mísseis hipersônicos no sul da Ucrânia

Os acordos da Ucrânia

Questionado se a Ucrânia está disposta a fazer acordos para acabar com a invasão russa, incluindo não ingressar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), como Putin exigiu, o ucraniano disse que considera a situação irreversível.

“Você não pode exigir da Ucrânia que reconheça alguns territórios como destinados a conflitos, e esses compromissos são simplesmente errados”, acrescentou Zelensky.

Zelensky diz que Ucrânia provou que sabe lutar

O presidente da Ucrânia também afirmou que os militares russos sofreram “perdas sem precedentes” e que algumas unidades russas foram “destruídas de 80 a 90%”.

“Os ucranianos provaram que podem lutar mais profissionalmente do que um exército que faz guerras há décadas em várias regiões e condições. Respondemos com sabedoria e coragem ao grande número de seus equipamentos e soldados enviados à Ucrânia”, disse Zelensky em um vídeo publicado nas redes sociais.

Confira abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link