Zelensky admite que “porta da Otan está fechada” para a Ucrânia

Atualizado em 15 de março de 2022 às 14:27
Volodymyr Zelensky
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Foto: HANDOUT / AFP

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky disse nesta terça-feira (15) que o país deve “aceitar a verdade” de que não pode se juntar à Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). “A Ucrânia percebe que não está na Otan. Ouvimos falar há anos sobre portas abertas, mas também ouvimos que não podemos entrar e temos que reconhecer isso”, afirmou.

Zelensky também intensificou suas críticas à Otan. Ele questionou o compromisso da aliança com sua cláusula de defesa coletiva do Artigo 5, depois que ela não enviou suas tropas para defender a Ucrânia contra a Rússia. A declaração aconteceu durante encontro com representantes da Força Expedicionária Conjunta (JEF) liderada pelo Reino Unido.

O ucraniano sugeriu ainda que a Otan reagiria “da mesma forma” caso um de seus membros fosse atacado pela Rússia. Vladimir Putin citou o desejo de Kiev de se juntar à entidade como uma razão para ter iniciado a invasão à Ucrânia no mês passado.

Leia mais:

1- “Kremlin estimulou envio de grupos neonazistas à Ucrânia”, diz especialista em neonazismo ao DCM

2- DCM Ao Meio-Dia: Papa pede fim do ‘massacre’ na Ucrânia

3- Jornalista dos EUA morre em ataque na Ucrânia, diz policia de Kiev

Otan rejeitou pedidos da Ucrânia

O discurso de Zelensky vem depois que a Otan recusou seus repetidos pedidos para que uma zona de exclusão aérea fosse imposta sobre a Ucrânia. Os aliados ocidentais do país disseram que a medida exigiria o abate de aviões russos, que eles temem que possa desencadear uma Terceira Guerra Mundial.

O presidente ucraniano então pediu à aliança que enviasse caças para o país. Enquanto isso, uma série de ataques atingiu uma área residencial em Kiev, à medida que os bombardeios da Rússia na Ucrânia se aproximavam do centro da capital.

Dezenas de pessoas foram mortas por grandes explosões vistas antes do amanhecer no oeste de Kiev. Quatro prédios de de vários andares foram atingidos, segundo ele.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link