Zelensky diz que ‘moderou’ adesão à Otan e que quer negociar sobre territórios separatistas

Atualizado em 8 de março de 2022 às 19:31
Zelensky diz que 'moderou' adesão à Otan. Presidente aparece gesticulando, com olhar firme, sem barba e usando uma camisa na cor marrom claro.
Apesar de moderar o tom, presidente disse que irá “lutar até o fim”. Foto: reprodução / YouTube

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que ‘moderou’ adesão à Otan e que quer negociar sobre territórios separatistas. A informação foi dada em entrevista transmitida pelo jornal ABC, dos Estados Unidos. Uma das demandas da Rússia para pôr fim à guerra é o não ingresso da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte e à União Europeia.

Zelensky afirmou também que está disposto a chegar a um “compromisso” sobre a situação dos territórios separatistas pró-Rússia no leste do país. As regiões de Donetsk e Lugansk foram reconhecidas independentes pelo presidente russo na semana que teve início a guerra.

“Em relação à Otan, moderei a minha posição sobre essa questão há algum tempo, quando entendemos [que a aliança] não está pronta para aceitar a Ucrânia”, disse o presidente.

Leia mais:

1 – Patrono de Zelensky, oligarca corrupto defendeu que Ucrânia se aliasse à Rússia

 

2 – VÍDEO – Zelensky acusa Putin de querer “terror nuclear” ao atacar usina

 

3 – Anonymous diz ter interceptado plano russo para assassinar Zelensky

Zelensky prometeu “lutar até o fim” em guerra contra a Rússia

Apesar do aceno a Putin, Zelensky disse em um vídeo destinado ao parlamento britânico que promete “lutar até o fim”. “Não vamos desistir nem perder. Vamos lutar até o fim no mar, no ar, nós vamos continuar lutando pela nossa terra, qualquer que seja o custo”, falou o presidente.

O chefe do Executivo ucraniano também pediu ajuda a Boris Johnson, “Por favor, aumente a pressão das sanções contra este país (Rússia); por favor, o reconheça como um Estado terrorista”, pediu.

Na última sexta, a Otan já havia negado um pedido de Zelensky para declarar uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia e impedir que jatos russos sobrevoassem o país. Já hoje, o ministro de Empresas e Energia, Kwasi Kwarteng, declarou que o Reino Unido irá deixar de importar petróleo e derivados russos até o fim de 2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link