Quem é Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e como é sua relação com Putin

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 13:21
Volodymyr Zelensky
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia

Com a invasão da Rússia à Ucrânia, a figura do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky passou a estampar o noticiário internacional.

Após os russos inciarem uma ampla operação militar no país vizinho, Zelensky adotou uma postura mais firme. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele anunciou a adesão à lei marcial, quando regras militares substituem as leis civis comuns, e pediu que “qualquer pessoa com experiência militar” se apresente para defender o país.

LEIA MAIS:

1 – VÍDEO – Presidente americano fica em silêncio ao ser perguntado se “subestimou Putin”
2 – A estratégia de Putin e a agonia do poder imperial e unipolar dos EUA. Por Jeferson Miola
3 – Após enviar tropas à Ucrânia, Putin diz que está pronto para negociar

Quem é Volodymyr Zelensky?

Eleito presidente em 2019 com 73% dos votos, Volodymyr Zelensky é um comediante e ator que não tinha nenhuma experiência política. Uma espécie de Danilo Gentili ucraniano.

Ele ficou famoso no país por criar e estrelar o programa de TV “Servo do Povo”. Zelensky interpretava um professor de história que é involuntariamente eleito presidente, depois que um vídeo de seu personagem fazendo um discurso anticorrupção se torna viral. O nome “Servo do Povo” foi dado ao seu partido como homenagem ao programa.

Uma cena estrelada por ele que ganhou ampla repercussão mostra o ator fazendo uma chacina no Parlamento ucraniano. Com duas metralhadoras Uzi, ele dispara contra todos os políticos ali presentes. Logo que chegou ao poder, ele dissolveu o Parlamento e antecipou as eleições.

Vitória inusitada nas eleições

O ucraniano aproveitou sua popularidade para concorrer à presidência em 2019, com um forte discurso anticorrupção igual ao do personagem. Ele derrotou o líder pró-Rússia Petro Poroshenko em todas as regiões do país.

Foi um resultado extraordinário para uma campanha que começou como uma piada, mas que comoveu os eleitores frustrados pela pobreza, corrupção e conflitos com a Rússia.

Zelesnky inicialmente não foi levado a sério, mas ganhou força com uma campanha focada especialmente nas redes sociais. Ele não realizou comícios públicos e se comunicou com eleitores principalmente por meio da internet.

Na sede de sua campanha, quando saíram as pesquisas de boca de urna, Zelensky afirmou a seus apoiadores: “Eu nunca vou decepcioná-los. Embora ainda não seja formalmente presidente, como cidadão da Ucrânia posso dizer a todos os países pós-soviéticos: ‘Olhem para nós! Tudo é possível!'”

A relação de Zelensky com Putin

O presidente da Ucrânia chegou ao poder tentando abrir um diálogo com Vladimir Putin. O contexto era o conflito separatista na região de Donbas que provocou 14 mil mortes.

Poucos meses após Zelensky ser eleito, os dois realizaram uma reunião descrita pelo russo como um “passo importante”.

Para o ucraniano, porém, “foi muito pouco”. “Meus interlocutores disseram que é um resultado muito bom para um primeiro encontro. Mas vou ser honesto, foi muito pouco”, afirmou ele.

Após a declaração, as relações entre os dois pioraram drasticamente. Putin acusou o governo Zelensky de “discriminar” os habitantes de língua russa e de descumprir as promessas de solucionar o conflito no leste do país.

No mês passado, Zelensky propôs uma reunião de cúpula entre ele, Putin e o presidente dos EUA, Joe Biden. Ele acabou sendo ignorado por Moscou.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Davi Nogueira
Davi tem 25 anos, é editor e repórter do DCM, pesquisador do Datafolha e bacharel em sociologia pela FESPSP, além de guitarrista nas horas vagas.