100 anos de Leonel Brizola. Por Aloizio Mercadante

Um dos políticos mais sagazes deste país e uma das grandes lideranças da esquerda brasileira, diz Mercadante

Atualizado em 22 de janeiro de 2022 às 16:01
100 anos de Leonel Brizola. Por Aloizio Mercadante
Foto: Reprodução

Por Aloizio Mercadante

Neste 22 de janeiro, completa-se 100 anos do nascimento de Leonel de Moura Brizola. Um dos políticos mais sagazes deste país e uma das grandes lideranças da esquerda brasileira.

Nascido no povoado de Cruzinha (RS), Brizola morreu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 2004. Foi deputado estadual e federal pelo Rio Grande do Sul, e o único político eleito pelo voto popular para governar dois estados diferentes em toda a história do Brasil, o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro.

Uma marca é permanente em sua biografia, a valorização do partido político – primeiro o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), que ajudou a fundar no Rio Grande do Sul, e depois, quando perdeu a histórica sigla na reforma partidária, em 1980, o Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Leia também:

1- Saúde afirma que vacina não funciona e defende cloroquina contra Covid-19

2- Funcionários da Anvisa são ameaçados após aprovação da Coronavac para crianças

3- PMs executam quatro pessoas em plantação de maconha; foram 58 tiros

Candidato à Presidência da República em 1989, perdeu para Lula a ida ao segundo turno contra Collor, quando deu seu forte apoio ao petista. Brizola foi candidato a vice de Lula em 1998 e o apoiou na campanha vitoriosa de 2002. “Tive o prazer de conviver, concordar e divergir dele. Brizola fez muito pela democracia e educação dos brasileiros. E hoje faz falta ao Brasil. Mas pessoas como ele não morrem. Suas ideias seguem vivas nos nossos corações e mentes”, declarou Lula.

“Quem quiser que se engane. Pois não existirá força alguma na terra capaz de impedir que o povo brasileiro realize seu destino como Nação livre e independente”, sentenciou o sempre defensor radical da soberania nacional, em discurso ao retornar do exílio diante do túmulo de Getúlio Vargas.

(Texto originalmente publicado em Fundação Perseu Abramo)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.