81% dos brasileiros são a favor do passaporte da vacina, diz Datafolha

Atualizado em 17 de janeiro de 2022 às 17:52
Passaporte da vacina
Pesquisa mostra que maior parte da população apoia o passaporte da vacina

Segundo pesquisa do Datafolha, 81% da população brasileira é a favor do passaporte da vacina para a entrada em locais fechados, como bares, restaurantes, casas de shows e escritórios.

Outros 18% são contrários à cobrança do comprovante vacinal, e 1% não soube responder.

Os dados também mostram aumento da percepção das pessoas em relação ao descontrole da pandemia, devido ao avanço dos casos com a variante ômicron.

No total, participaram 2.023 pessoas de 16 anos ou mais em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi feita por telefone nos dias 12 e 13 de janeiro.

O maior percentual de favoráveis à medida do passaporte da vacina ocorre entre mulheres (87%), pessoas com mais de 60 anos (87%), com ensino fundamental (86%) e que ganham até dois salários mínimos (85%), segundo o Datafolha.

Os grupos que mais rejeitam a obrigatoriedade da vacina para entrar em lugares fechados são homens (24%), pessoas de 25 a 34 anos (22%) e que ganham mais de dez salários mínimos (28%).

Por região, o apoio à exigência da vacinação é maior no Sudeste (84%) e menor na região Sul (75%). Já em questões de crenças, há maior apoio entre espíritas (87%) e católicos (85%) do que entre evangélicos (76%).

Entre as ocupações, as donas de casa são as mais favoráveis (90%), e os empresários (60%), categoria em que o apoio é menor.

Leia mais:

1-  Live das 5: Petistas fazem abaixo-assinado contra Alckmin dizendo “zelar pela vida” de Lula

2- Após cancelar carnaval de rua, Cláudio Castro canta em evento gospel com multidão

3- Lava Jato: Saiba quantas sentenças do ex-juiz parcial Moro foram anuladas

Pesquisa também abordou o medo de contrair o vírus

A pesquisa também abordou o medo de pegar Covid, em momento de explosão de casos da doença no Brasil, com o avanço da ômicron.

Uma parcela de 39% afirma ter muito medo de ser infectada, percentual que foi de 55% em março de 2021.

Outros 37% têm um pouco de medo de serem infectados, 18% não têm nenhum medo e 6% deram outras respostas.

As donas de casa (50%) e os aposentados (47%) são os grupos têm muito medo, enquanto empresários afirmam não ter medo de se infectar (28%).

Em relação aos hábitos para proteção, 60% afirmam estar tomando cuidado, mas saindo de casa para trabalhar e fazer outras atividades; 24% estão saindo de casa apenas quando é inevitável; 12% estão vivendo normalmente sem mudar nada na rotina; e 4% seguem totalmente isolados, sem sair de casa.

Apenas 4% das pessoas dizem acreditar que a pandemia está totalmente controlada.

De acordo com a pesquisa, cresceu o entendimento de que a doença está fora de controle. Para 48%, ela está controlada em parte, mas há um mês esse percentual era de 68%.

O percentual de pessoas que acreditam que a pandemia não está controlada passou de 20%, em dezembro, para 45% no novo levantamento.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.