Desemprego no Brasil é o 4º pior em ranking com 44 países

Atualizado em 22 de novembro de 2021 às 9:21
O desemprego no Brasil
O desemprego no Brasil. Foto: Jeso Carneiro/ Flickr

O Brasil tem a 4ª pior taxa de desemprego entre as principais economias do mundo. Apesar da queda recente, o país tem uma taxa de 13,2% de desemprego. Apenas Costa Rica, Espanha e Grécia registraram índice pior que o brasileiro.

Na Costa Rica, a porcentagem é de 15,2%; na Espanha, 14,6%; e na Grécia, 13,8%. Os dados são de agosto desse ano e foram compilados pela agência de classificação de risco Austin Rating. Os dados são de 40 países que divulgaram as taxas oficiais no 3º trimestre.

Dos países que compõem o G20, somente 3 não divulgaram os números oficiais: África do Sul, Arábia Saudita e Argentina.

“Essa é uma fotografia clara de quanto o Brasil está perdendo na geração de emprego. Entre esses 44 países estão concorrentes diretos e outros emergentes como Cingapura, Coreia e México. Nestes países, a taxa de desemprego chega a 4%, 5%, no máximo”, afirma o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini.

Leia mais:

1 – PEC dos Precatórios prevê calote em professores e aposentados

2 – Editorial do El País defende aliança europeia em torno de Lula contra a extrema-direita no Brasil

3 – Após votação comprada, Lira diz que reeleição a presidente da Câmara não depende de Bolsonaro

Desemprego no mundo

No conjunto de países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a taxa de desemprego caiu para 5,8% em setembro. Agora, está 0,5 ponto percentual acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro do ano passado, (5,3%).

Na zona do euro, por sua vez, a taxa ficou em 7,4% em setembro e retornou ao patamar pré-pandemia. Nos Estados Unidos, o desemprego recuou para 4,8%. No mês anterior, era de 5,2%.

“Em 2021, se esperava uma retomada e uma perspectiva melhor, mas o que a gente vê é que, infelizmente, o Brasil cresce numa média muito menor que a dos países emergentes e também da média global”, diz Agostini.

 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Caique Lima
Caique Lima, 27. Jornalista do DCM desde 2019 e amante de futebol.