
Para 72% dos consumidores, a própria renda é suficiente apenas para pagar por moradia e alimentação básica. É o que revela uma pesquisa inédita da NielsenIQ sobre o comportamento dos consumidores no pós pandemia.
De acordo com o levantamento feito, 56% dos participantes afirmaram que a renda diminuiu desde o começo da pandemia. Mas, apesar do cenário macroeconômico, 76% dos entrevistados seguem confiantes na retomada da mobilidade pré pandemia.
A pesquisa foi feita em novembro deste ano, presencialmente, em 8.240 residências através do Painel de Lares da Nielsen.
Leia mais:
1- Skaf quer partido de Kassab apoiando bolsonarista em SP
2- Anatel diz que TV Box rouba dados de usuários
3- General relaciona ações do Exército na Amazônia com diminuição do desmatamento; O que não ocorreu
Pandemia e inflação no Brasil
No trimestre da reabertura, quando o avanço da vacinação permitiu a retomada do comércio, dos serviços e a volta à rotina da maior parte das atividades, o consumo das famílias brasileiras cresceu abaixo do previsto pelos analistas. E a produção da indústria foi afetada por um forte aumento de custos.
A alta dos preços, assim, foi um dos motivos para o Brasil ter entrado em recessão técnica no último trimestre, quando o PIB recuou 0,1%.
Entre junho e setembro, as famílias brasileiras gastaram 0,9% a mais frente ao segundo trimestre.
Nos 12 meses encerrados em setembro, a inflação subiu 10,26%. Um ano antes, esta alta era bem menor: 3,14%. O comércio registrou queda no PIB, de 0,4%, refletindo o menor poder de compra dos consumidores.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.