Com chapa “99% concretizada”, Alckmin e Lula pedem que evitem clima de “já ganhou”

Atualizado em 14 de fevereiro de 2022 às 9:37
A imagem de Alckmin e de Lula
Alckmin e Lula pediram a aliados que evitem clima de ‘já ganhou’. Foto. Reprodução

No terceiro encontro desde o ano passado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Geraldo Alckmin demonstraram sintonia e disposição para caminharem juntos na corrida presidencial de 2022, diz reportagem de Marcelo Ribeiro no Valor Econômico.

A chapa na disputa pelo Palácio do Planalto está “99% concretizada”, segundo relatos de participantes de um jantar em que eles se reuniram na sexta-feira na casa do ex-prefeito Fernando Haddad.

Líder nas pesquisas de intenção de voto à Presidência da República, Lula reforçou que a composição com o ex-tucano tem potencial para atrair uma parcela do eleitorado de centro e de centro-direita, que resistiriam a embarcar em uma chapa composta apenas por políticos associados a partidos de esquerda.

“Eles pontuaram que Bolsonaro não pode ser encarado como um candidato fraco, já que tem a máquina ao seu lado e conta com um apoio irreversível da fatia mais radical do eleitorado. Não se pode cair no erro do salto alto. É humildade até a reta final”, disse um participante do jantar ao Valor.

LEIA MAIS:

1; DCM Ao Meio-Dia: Economista de Lula diz por que não é hora de agradar a Faria Lima
2; Martinho da Vila votará em Lula em 2022; “É meu amigo”
3; Kalil sobre eleições; “Pode ser que eu precise do Lula”

Para onde vai Alckmin?

Ainda que as conversas estejam praticamente finalizadas, a expectativa é que a confirmação da dobradinha ocorra apenas em março, quando o ex-governador de São Paulo também decidirá sobre o seu futuro político.

De acordo com o jornal, uma das apostas de Lula é que a janela partidária possibilite a migração de parlamentares para o novo partido do ex-governador. Por isso, a decisão não pode ocorrer apenas em abril.

Para o ex-presidente, é fundamental que o PT e seus aliados consigam ampliar o número de cadeiras na Câmara e no Senado para garantir governabilidade caso ele seja vitorioso nas urnas em outubro.

Sem partido desde que deixou o PSDB, o ex-governador estaria a um passo de se filiar ao PSB, mas uma eventual entrada no PV ou no Solidariedade não está totalmente descartada.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link