Alckmin trabalha nos bastidores para ser confirmado como vice de Lula

Atualizado em 25 de dezembro de 2021 às 14:58
Alckmin abraça Lula em jantar
Alckmin tenta convencer PSB a apoiar Lula – Foto: Reprodução

Alckmin parece animado em ser vice na chapa com Lula no ano que vem. O ex-tucano já vem fazendo articulações para garantir que seu nome seja confirmado ao lado do petista nas eleições 2022. Tanto que ele já vem trabalhando nos bastidores do PSB para viabilizar a junção dos nomes. Alguns impedimentos estão sendo lidados diretamente pelo ex-governador paulista.

Segundo pessoas próximas ao PSB, o partido insiste em não abrir mão de alguns estados para governador. Isso tem sido um impedimento nas negociações, principalmente em São Paulo, onde Lula não abre mão de lançar Haddad. Já a outra legenda quer Márcio França como candidato e o próprio político vem insistindo em garantir que não abrirá mão.

“O França faz o que o Alckmin pede”, garante uma pessoa próxima aos dois. De fato, França foi vice de Geraldo no último mandato dele como governador de São Paulo. Agora, o ex-tucano já está em processo de conversa com o amigo e com membros do PSB para viabilizar o acordo. A pessoas próximas, ele tem dito que tanto o PT quando seu futuro partido estão maleáveis e abrem mão de pontos importantes.

Leia também

1 – PDT faz pedido de Natal para Ciro Gomes: “Decida logo”

2 – Bolsonaro faz aposta ousada sobre vacinação infantil: “Estão comigo”

3 – Maioria acha que Bolsonaro errou ao acabar com o Bolsa Família, diz Datafolha

Alckmin negocia com o PSB

Para pessoas ligadas ao partido, é questão de tempo até Alckmin convencer a todos de que o melhor caminho é este. O político recebeu, inclusive, algumas orientações sobre o que fazer. A ordem do PT é não abrir mão de São Paulo em nenhuma hipótese porque Haddad será candidato. Embora seja o maior complicador, França tende a ouvir o amigo e deverá abrir mão.

Outros estados também precisam de negociação, embora com maior facilidade. Nos bastidores do PSB a aposta é de que Alckmin conseguirá cumprir sua missão. Ele deverá ser vice de Lula, com Haddad candidato ao governo. O mês de janeiro será decisivo para isso.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.