Arthur Lira não quer Bolsonaro no PP

Atualizado em 30 de setembro de 2021 às 19:48
arthur-lira-nao-quer-bolsonaro-no-pp
Arthur Lira não quer Bolsonaro no PP em 2022

Arthur Lira (PP) não está nem um pouco satisfeito com o caminho que seu partido está tomando para 2022. Isto porque Ciro Nogueira, ministro da Casa Civil, quer Bolsonaro na legenda. Já o presidente da Câmara dos Deputados deixou claro que não aprova a ideia.

Conforme apurou o DCM, parlamentar tem sido aliado do governante do poder executivo federal por conveniência. Ele tem perfil governista e, caso Bolsonaro perca em 2022, quer sentar com o futuro presidente. Mas para isso acontecer terá que ficar longe do bolsonarismo no ano que vem.

Sua principal base é em Alagoas, local que Renan Calheiros e Lula são verdadeiras potenciais. E óbvio que Lira seria alvo deles, diminuindo o capital político dele. Mantendo-se neutro, o presidente da Câmara passaria despercebido entre os adversários. Conseguiria votos suficientes para retornar ao Congresso e, na sequência, continuar na presidência da Casa.

Com Bolsonaro em seu partido, isso ficaria muito difícil. Ele poderia até ser reeleito como deputado, mas dificilmente seguiria na cadeira que hoje está. E restaria apenas ser coadjuvante ou até mesmo figurante. Ele consciência que seria esmagado pela máquina.

Leia mais:

1 – Lula zomba de debates da 3ª via: “Já passei nessa universidade para ser candidato”

2 – Cremesp é acusado por Rogério Carvalho de manipular arquivos sobre Prevent Senior

3 – Live das 5 – Moro pode ser candidato a presidente com o MBL; Fakhoury se auto-incrimina na CPI

Arthur Lira x Ciro Nogueira

O deputado já deixou claro seu desejo que Bolsonaro não esteja no PP em 2022. Muito menos os filhos e candidatos bolsonaristas. Só que Ciro Nogueira quer o presidente na sigla e explanou aos seus aliados o motivo disso.

Ciro acredita que Bolsonaro possa vencer, apesar de ser muito difícil. E, mesmo que ele perca, ajudará o PP a formar bancada na Câmara. Automaticamente, obrigaria o sucessor de Jair Messias a negociar com o partido. E aumentaria o Fundo Eleitoral para a eleição seguinte.

Sobre Arthur Lira, Nogueira entende a preocupação do companheiro de partido. Porém, um aliado falou ao DCM o seguinte: “Há momentos que os projetos pessoais não podem ficar acima dos projetos do partido. É esse o pensamento do ministro”.