Ato de domingo na Paulista é prova de fogo para popularidade de Bolsonaro; entenda

Atualizado em 23 de novembro de 2023 às 16:12
Jair Bolsonaro em vídeo no qual diz que apoia manifestação de apoiadores na Avenida Paulista. Foto: Reprodução

No próximo domingo (26), bolsonaristas planejam uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, com o apoio expresso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato, convocado pelo pastor Silas Malafaia, busca, segundo os organizadores, defender o “estado democrático de direito”, os “direitos humanos” e homenagear Cleriston Pereira da Cunha, falecido na última segunda-feira (20) na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

O ato na Avenida Paulista representa um teste significativo para o movimento bolsonarista, que enfrentou críticas pela falta de mobilização em protestos anteriores, como no Dia da Independência e na Proclamação da República. Lideranças próximas a Bolsonaro justificaram a ausência de apoiadores nas ruas pela falta de endosso do ex-presidente a esses eventos.

No Dia da Proclamação da República, 15 de novembro, as manifestações em Brasília e São Paulo tiveram presença pouco expressiva comparada a eventos anteriores, e nas redes sociais foram consideradas “flopadas”.

Cerca de 100 pessoas estavam na frente da Fiesp por volta das 13h, expandindo para ocupar parte da Paulista e da ciclovia às 14h. Em Brasília, mais de 200 apoiadores caminharam 1 km no Eixo Rodoviário, com discursos em frente à sede do Banco Central. Ao longo da tarde, mais bolsonaristas chegaram aos pontos de encontro, mas sem causar grandes aglomerações.

Bolsonaristas na Paulista. Foto: Ana Paula Bimbati/UOL

Entretanto, a expectativa para o dia 26 é maior, pois Bolsonaro divulgou um vídeo apoiando manifestação de domingo. Líderes religiosos, como Silas Malafaia, também divulgaram a convocatória, assim como parlamentares bolsonaristas, como Magno Malta (PL-ES), Nikolas Ferreira (PL-MG), Gustavo Gayer  (PL-GO) e André Fernandes (PL-CE).

O vídeo de Bolsonaro, apoiando o evento e a ênfase na caracterização do protesto como “pacífico”, reflete uma nova estratégia para evitar conflitos e possíveis tensões.

O homenageado da manifestação, Cleriston era acusado de participar de atos golpistas em 8 de janeiro e um dos apoiadores de Jair Bolsonaro presos pela Polícia Federal. Sua morte, decorrente de um mal súbito, ampliou a mobilização dos bolsonaristas, que agora invocam os “direitos humanos” como uma pauta central pela primeira vez.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi apontado pelos bolsonaristas como o responsável pela morte de Pereira. No entender da extrema-direita, o juiz teria negado o pedido da defesa para que o manifestante, com problemas de saúde em consequência da Covid-19, respondesse em liberdade.

No entanto, o pedido dos advogados Cleriston caiu na mesa de André Mendonça, indicado ao cargo por Bolsonaro sob a alegação de ser um jurista “terrivelmente evangélico”. Em decisão curta, ele negou a solicitação da defesa do bolsonarista e lembrou da jurisprudência da Corte, que barra libertações de pessoas presas por determinação de outros ministros.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link