Biden: “Putin quer restabelecer a antiga União Soviética”

Putin, é o “agressor” que escolheu a guerra e deverá arcar com as consequências, diz presidente dos EUA

Atualizado em 24 de fevereiro de 2022 às 17:15
Biden: "Putin quer restabelecer a antiga União Soviética”
Foto: AFP

Nesta quinta-feira (24), o presidente Joe Biden, dos EUA, afirmou que Vladimir Putin é o “agressor” que escolheu a guerra e deverá arcar com as consequências. Na visão do mandatário americano, o presidente russo buscará reestabelecer a antiga União Soviética, começando pela dominação da Ucrânia.

“Nunca subestimei Putin”, diz Biden. O presidente dos EUA considera que o seu homólogo quer ir mais longe. “Ele quer restabelecer a antiga União Soviética”.

Biden repetiu que não enviará tropas americanas a solo ucraniano para combater soldados russos, mas reforçou que qualquer ação contra países da Otan será prontamente respondida. “Nossas forças armadas não vão para a Europa combater na Ucrânia, mas para defender nossos aliados da Otan e tranquilizar estes aliados do leste.”

Leia também:

1- Preisdente dos EUA diz que Putin já planejava ataque à Ucrânia “há tempos”

2- Final da Champions League não vai mais acontecer na Rússia

3- Bolsonaro discursa em SP e evita falar sobre invasão da Ucrânia pela Rússia

Biden anuncia sanções

Biden também anunciou um novo pacote de sanções contra, pelo menos, quatro bancos da Rússia, além do congelamento de ativos destas instituições em grupos financeiros dos Estados Unidos.

Biden informou que a elite russa, apoiadora de Putin, será alvo das sanções, coordenadas entre americanos e aliados mundo afora. Segundo o presidente, a Rússia terá os negócios limitados em diferentes moedas, citando dólar, libra, euro e yen.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link