BlackRock: Conheça o maior fundo do mundo que dispensou o Brasil de Bolsonaro

Executivo da BlackRock afirmou que não bota mais um centavo no Brasil no governo Bolsonaro

Atualizado em 10 de janeiro de 2022 às 13:27
Bolsonaro emendas parlamentares
Bolsonaro – Foto: Reprodução

A BlackRock, maior gestora de investimentos do mundo, lançou nesta segunda-feira (21), em parceria com a B3 nove BDRs (Brazilian Depositary Receipts) de ETFs para pessoa física, títulos que representam índices de ações no exterior e por meio dos quais é possível acessar as bolsas internacionais por meio de investimento feito na bolsa brasileira.

Na prática, isso significa que o investidor local conseguirá replicar os movimentos de novas bolsas de valores por meio da B3 – antigamente, só era possível acessá-las buscando uma gestora alocada fora do país. A BlackRock vem crescendo com força no Brasil.

Porém, o engajamento chega em um momento em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) não agrada o povo do país, de acordo com recentes pesquisas. Nesta mesma segunda, um executivo da BlackRock afirmou que não bota mais um centavo no Brasil no governo Bolsonaro.

Em uma conversa com empresários brasileiros, o head da América Latina da BlackRock, Dominik Rohe, afirmou que o fundo só voltará a investir no país com a mudança de governo, possivelmente no ano que vem.

Leia também:

1; Ministério da Saúde diz que “apagão” no sistema de dados foi solucionado

2; Míriam Leitão elogia Dilma por declaração sobre a Venezuela

3; Após recesso, Centrão vai reavaliar apoio a Bolsonaro

Conheça a BlackRock

A BlackRock é uma gestora que trabalha com uma estratégia de longo prazo em seus fundos. Sendo que os principais produtos da gestora são os ETF (fundos de índices).

Hoje, a maior parte dos recursos geridos pela BlackRock são oriundos de clientes institucionais, como governos, fundos de pensão, fundos soberanos, entre outros.

Desse modo, com tantos recursos sobre gestão, essa companhia está entre os principais acionistas das maiores companhias do mundo, tais como a Apple, ExxonMobil e os grandes bancos americanos.

Quando surgiu a BlackRock?

A BlackRock foi fundada em 1988, a princípio como uma gestora de ativos e hoje é responsável por administrar um patrimônio total de mais de US$ 8 trilhões de dólares.

Atualmente essa empresa possui mais de 16 mil colaboradores e uma receita que supera os 16 bilhões de dólares ao ano. A BlackRock opera servindo os seus clientes com a venda de fundos mútuos, fundos de aposentadorias, entre muitos outros serviços.

A gestora está presente através dos seus escritórios em mais de 38 países. Embora essa companhia não desfrute de um monopólio em seu setor, são pouquíssimas as empresas de grande porte que não possuem negócios com essa instituição financeira.

BlackRock quer crescer no Brasil, mas Bolsonaro é um empecilho

Dominik Rohe dispensou o Brasil por conta do negacionismo do presidente Jair Bolsonaro, no cenário de juros e inflação altos e no que classificou como um excesso de promessas, sem qualquer retorno, por parte do ministro da Economia, Paulo Guedes. Segundo ele, Guedes promete demais e entrega de menos. Rohe não crê no andamento de qualquer projeto do ministro neste ano.

Segundo o relato, o fundo também teria capacidade de dobrar a sua presença no Brasil rapidamente, se assim quisesse. O BlackRock já estaria se aproximando, em meados de 2021, dos 10 trilhões de dólares sob sua gestão. Trata-se um valor em torno de seis vezes o PIB que deve ter sido registrado pelo Brasil, no ano passado.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.