Bolsonaristas pedem intervenção federal imediata no Rio após ataques da milícia

Atualizado em 24 de outubro de 2023 às 13:11
Rodrigo Amorim, Alan Lopes, Claudio Castro e Filippe Poubel — Foto: reprodução

Diante do caos implantado por milicianos que tomou conta da capital do Rio de Janeiro na segunda-feira (23), parlamentares que apoiam o governador Cláudio Castro (PL) afirmaram que pedirão intervenção federal no estado. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio, Rodrigo Amorim (PTB), anunciou que as próximas duas reuniões serão dedicadas exclusivamente a projetos relacionados à segurança.

“A situação exige uma ação imediata e decisiva por parte do Estado para restaurar a ordem e garantir a segurança dos cidadãos”, afirmou Rodrigo Amorim. A decisão também foi apoiada pelo presidente da Comissão de Segurança, Márcio Gualberto (PL), que convocou uma reunião especial para discutir o assunto.

Na esfera federal, a reação mais enérgica partiu dos bolsonaristas, membros da base do governador Cláudio Castro (PL). Eduardo Pazuello (PL), ex-ministro da saúde, ressaltou a importância de ações imediatas e mencionou a lei 13.260, que define terrorismo como atos de destruição.

Já Otoni de Paula (MDB-RJ) defendeu a necessidade de solicitar oficialmente uma ajuda federal, enfatizando a urgência da situação. “Não há mais possibilidade de não pedirmos essa intervenção. Acabou”, declarou Otoni, convocando uma reunião de emergência para discutir as medidas necessárias.

No “Conversa com o Presidente”, podcast semanal de Lula (PT), o presidente anunciou seu plano de reforçar a atuação das Forças Armadas (FA) em portos e aeroportos para combater o agravamento da crise de segurança pública no Rio de Janeiro. Lula pretende intensificar a presença militar para enfrentar questões relacionadas ao narcotráfico, tráfico de armas e o crime organizado na região.

O petista afirmou que já dialogou com Claudio Castro e manifestou a intenção de conversar com o ministro da Defesa, José Múcio, sobre essa estratégia.

“Já conversei com o governador (Claudio) Castro, do Rio de Janeiro. Ontem, eu conversei com o Flávio Dino, hoje vou conversar com o ministro da Defesa, na perspectiva de fazer com que a aeronáutica possa ter uma intervenção maior nos aeroportos do Rio de Janeiro, que a Marinha possa ter uma intervenção maior nos portos do Rio de Janeiro, para ver se a gente consegue combater mais o crime organizado, o narcotráfico, o tráfico de armas, ou seja, vamos ter que agir um pouco mais”, afirmou.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link