Bolsonaro cancela presença em ato na Paulista organizado por Malafaia

Atualizado em 26 de novembro de 2023 às 10:58
O ex-presidente Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução)

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) surpreendeu ao desistir de comparecer ao ato bolsonarista na Avenida Paulista, organizado por Silas Malafaia e deputados apoiadores. Segundo os organizadores, o protesto busca defender o “estado democrático de direito”, os “direitos humanos” e homenagear Cleriston Pereira da Cunha, extremista que participou dos atos terroristas de 8 de janeiro e morreu na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Apesar de expressar seu apoio por meio de um vídeo gravado na semana anterior, afirmando sua intenção de comparecer ao evento, Bolsonaro, que estava no Rio de Janeiro desde sexta-feira (24), decidiu na manhã deste domingo (26) seguir para Brasília, cancelando sua participação.

A manifestação representa um teste significativo para o movimento bolsonarista, que enfrentou críticas pela falta de mobilização em protestos anteriores, como no Dia da Independência e na Proclamação da República. Lideranças próximas a Bolsonaro justificaram a ausência de apoiadores nas ruas pela falta de endosso do ex-presidente a esses eventos.

 

Bolsonaro estava programado para discursar do alto de um trio elétrico alugado por Malafaia. O organizador assegurou que não haveria ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF) durante o discurso.

O evento contará com a presença significativa da bancada bolsonarista no trio elétrico alugado por Malafaia, incluindo nomes como Carla Zambelli, Ricardo Salles, líderes evangélicos, a viúva de Cleriston e suas duas filhas.

A morte de Cleriston, o homenageado da manifestação, decorrente de um mal súbito, ampliou a mobilização dos bolsonaristas, que agora invocam os “direitos humanos” como uma pauta central pela primeira vez.

Ato de 15 de novembro flopou

Ato esvaziado de bolsonaristas na Paulista. Foto: Ana Paula Bimbati/UOL

No Dia da Proclamação da República, 15 de novembro, as manifestaçõesem Brasília e São Paulo tiveram presença pouco expressiva comparada a eventos anteriores, e nas redes sociais foram consideradas “flopadas”.

Cerca de 100 pessoas estavam na frente da Fiesp por volta das 13h, expandindo para ocupar parte da Paulista e da ciclovia às 14h. Em Brasília, mais de 200 apoiadores caminharam 1 km no Eixo Rodoviário, com discursos em frente à sede do Banco Central. Ao longo da tarde, mais bolsonaristas chegaram aos pontos de encontro, mas sem causar grandes aglomerações.

A expectativa para o ato de hoje era maior, após o vídeo de divulgado por Bolsnaro apoiando a manifestação. Agora, com a desistência do sujeito, mais um fiasco está por vir.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link