Categories: DestaquesPolítica

Bolsonaro “exportou” para a Itália a prática de hostilizar a imprensa, diz jurista

Publicado na Rede Brasil Atual

O presidente Jair Bolsonaro na frente da embaixada brasileira em Roma – Foto: José Dias/PR

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a Comissão de Liberdade de Expressão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) condenaram a agressão a jornalistas feita por seguranças de Jair Bolsonaro, durante passeio em Roma neste domingo (31). Um dos profissionais de imprensa relatou que levou um soco e foi imobilizado pelos seguranças da comitiva presidencial. Outro jornalista que filmava a ação teve seu celular tomado e jogado no chão. Uma terceira também relatou empurrões.

Para a ABI, o comportamento avesso à democracia e ataques constantes à imprensa e ao trabalho dos jornalistas por parte de Bolsonaro acabam estimulando agressões como essa. A OAB também frisou que o episódio reflete postura de “frequente desrespeito” ao trabalho da imprensa.

Leia também:

1 – Guedes é criticado por ministros após chamar Marcos Pontes de “burro”

2 – Bolsonarista ameaça estrangeira nas ruas de Roma

3 – Associação Brasileira de Imprensa repudia agressão jornalistas e crítica presidente: “Envergonha o Brasil”

De acordo com o advogado Marcelo Uchôa, professor da Universidade de Fortaleza (Unifor) e integrante da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD-Núcleo Ceará), também frisou que os jornalistas são uma das categorias “mais violentadas” pelo atual governo.

Uchôa também comentou a participação apagada do Brasil na reunião de cúpula do G20, como consequência do isolamento internacional de Bolsonaro. “Lamentavelmente, nos envergonha forma com que o Brasil está chegando nos fóruns internacionais. Por conta de Bolsonaro, o país chega acanhado, intimidado, desmoralizado, tentando chamar a atenção através da brutalidade”, disse, em entrevista a Glauco Faria, para o Jornal Brasil Atual, nesta segunda-feira (1º).

Constrangimento

Durante a reunião do G20, Bolsonaro manteve apenas breves contatos com os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e da Turquia, Recep Erdogan. Afora isso, o brasileiro foi flagrado contando piada a garçons italianos que trabalhavam no evento. Nem sequer compareceu para a foto oficial do G20, quando os líderes mundiais se reuniram em frente à Fontana di Trevi, tradicional cartão postal da capital italiana.

“Ninguém queria estar junto dele”, disse o advogado. Para qualquer líder internacional, seria como posar ao lado de 607 mil mortos vítimas da pandemia no Brasil, disse Uchôa. “Estamos passando vergonha”, ressaltou.

‘Precedente’ e ‘casuísmo’

Uchôa classificou como “completamente esdrúxula” a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que recusou o pedido de cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. O tribunal reconheceu a existência de uma organização criminosa que atuou para disseminar desinformação durante as eleições de 2018. Mas, de acordo com os magistrados, não havia provas de que a chapa vencedora se beneficiou dessa estratégia. Apesar de os ministros alegarem que não vão tolerar práticas desse tipo nas eleições do ano que vem, o advogado alerta para a abertura de “precedente negativo”, em função da decisão pela absolvição.

O jurista ainda apontou como “casuísmo” os rumores sobre a criação do cargo de senador vitalício para ex-presidentes. Segundo ele, trata-se de uma tentativa de “blindar” Bolsonaro, já que a função conferiria a ele imunidade parlamentar e prerrogativa de foro. “Acredito que a sociedade brasileira se colocaria em peso contrariamente a essa tentativa de escapar da Justiça. Ele não tem o menor compromisso com a democracia, sabe que cometeu crimes e precisa pagar”, declarou.

Assista à entrevista

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link.

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Quem é Fabiano Campos Zettel: CEO da Moriah Asset

Fabiano Campos Zettel é investidor e empreseário. À frente da Moriah Asset, investe em empresas…

28 minutos ago

Viatura da Polícia Civil atropela e mata idosa de 85 anos em São Paulo

Uma idosa de 85 morreu na noite de quinta-feira (2) após ser atropelada por uma…

29 minutos ago

Promotoria de SP faz 4º pedido de prisão preventiva de dono do Porsche

A promotora Monique Ratton ajuizou uma medida cautelar, na última quinta-feira (2), solicitando que a…

1 hora ago

Motorista salva 12 crianças pela janela de ônibus escolar durante enxurrada em SC

Um ônibus escolar foi surpreendido pela água em Capinzal, Oeste de Santa Catarina, durante um…

2 horas ago

EXCLUSIVO: Porto Alegre compra 150 mil livros superfaturados e paga 112 vezes o mesmo curso

Para o TCE-RS, o prefeito de Porto Alegre é responsável direto por "lesão ao erário"…

2 horas ago

Moraes concede liberdade Mauro Cid após novas delações

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid deve sair da prisão em…

3 horas ago