Bolsonaro não deu golpe porque “não viu maneira de fazer”, diz Valdemar

Atualizado em 15 de março de 2024 às 16:47
O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Alejandro Pagni/AFP

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou à Polícia Federal que Jair Bolsonaro não deu um golpe de Estado porque “não viu maneira de fazer”. Em depoimento, ele relatou que o ex-presidente queria permanecer no poder após a derrota para Lula nas eleições de 2022.

“Ele nunca falou nesses assuntos comigo. Um dia eu falei: ‘Tudo que temos que fazer tem que ser dentro da lei’. Ele falou: ‘Tem que ser dentro das quatro linhas da Constituição’. Como o pessoal acha que ele é muito valente, meio alterado, meio louco, achava que ele poderia dar o golpe. Ele não fez isso porque não viu maneira de fazer”, contou Valdemar à PF.

O chefe do PL abandonou Bolsonaro na investigação sobre a trama golpista. Em seu depoimento, ele afirmou que nunca concordou com os ataques ao sistema eleitoral e relatou que só tentou contestar o resultado na disputa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por pressão do ex-presidente e de seus aliados.

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Divulgação

O ex-comandante da Aeronáutica Carlos Almeida Baptista Júnior, também em depoimento à corporação, afirmou que o golpe não se concretizou somente porque o então chefe do Exército, o general Freire Gomes, não aderiu à trama golpista.

As declarações foram divulgadas após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes retirar o sigilo sobre os interrogatórios de aliados de Bolsonaro sobre a trama golpista para mantê-lo no poder após a derrota nas últimas eleições.

O ex-presidente se manifestou sobre o caso e afirmou que “não é crime” falar sobre golpe de Estado. “Não é crime falar sobre o que está previsto na Constituição Federal. Você pode discutir e debater tudo o que está na Constituição Federal. O que falam em delação, em depoimentos, é problema de quem falou. É uma narrativa idiota”, argumentou.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link