Destaques

O Brasil precisa de Lula. Por Aloizio Mercadante

Lula e Aloizio Mercadante. Foto: Fotos Públicas/Wikimedia Commons

O ex-ministro Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA), escreve sobre o jantar de Michel Temer e os golpistas, que tentam domesticar a extrema direita de Jair Bolsonaro. E fala sobre a necessidade de Lula na Presidência do Brasil.

LEIA MAIS:

1 – Superlive de domingo: Datafolha mostra Alckmin e Haddad empatados em SP; a morte de Luis Gustavo

2 – Bolsonaristas descumprem decisão Judicial e atacam Paulo Freire nas redes

Mercadante fala sobre Lula

Lula e Aloizio Mercadante (Foto: Brasil247/Reprodução)

O fatídico jantar em que Temer e a elite de homens brancos, ricos e reacionários aparecem debochando de Bolsonaro é o retrato simbólico da degradação política e de um que governo que agoniza em busca de sobrevivência. Em razão do gigantesco fiasco dos atos golpistas do 7 de setembro, Bolsonaro traiu sua própria base, se acovardou diante de uma pauta que ele mesmo definiu e deixou ao relento antigos parceiros e velhos aliados golpistas.

O desfecho que culminou na “carta de rendição” e na humilhação do “jantar do deboche” dá a medida da completa desmoralização de Bolsonaro, cada vez mais refém do Centrão. Já Temer, o operador das sombras, que saiu do governo como o presidente mais impopular desde a redemocratização, retorna ao cenário político com a mesma atitude golpista de sempre.

A chamada terceira via segue em uma disputa acirrada pelo terceiro lugar. Sem um nome competitivo, sem unidade, sem capacidade de mobilização, sem argumentos para superar o antibolsonarismo tardio, porque todos os pré-candidados fizeram campanha e apoiaram Bolsonaro ou se omitiram, e seguem sem divergir da agenda econômica neoliberal do golpe e de Bolsonaro-Guedes.

Na pesquisa Datafolha desta semana, a reprovação de Bolsonaro atinge o pior índice da série histórica, 53%, enquanto o Brasil atravessa um momento dramático. Um verdadeiro flagelo social, econômico e sanitário tomou conta do cotidiano do povo brasileiro. A pobreza já atinge 30% da população, o desemprego e o desalento são parte da vida de mais de 20 milhões de brasileiros e a inflação para os mais pobres já comprometeu 21% da renda dos mais pobres, sem falar no espantoso aumento dos preços dos combustíveis e da energia, com o risco crescente de um severo racionamento. A miséria e a fome estão por toda parte, agravadas pela falta de políticas sociais de proteção, que foram ou estão sendo retiradas.

A pesquisa também indica um larga vantagem de Lula na corrida presidencial do ano que vem. O petista tem entre 42% e 44% das intenções de votos a depender do cenário testado . Na 2º turno, Lula derrotaria qualquer outro candidato e contra Bolsonaro, por exemplo, vence por 56% contra 31%. Outro dado relevante é que Bolsonaro aparece com o maior índice de rejeição entre todos os candidatos, 59%.

Mais do que nunca, o Brasil precisa de Lula. Precisa de Lula, porque ele é a esperança do povo. Precisa de Lula para superar o ódio e recuperar a capacidade de diálogo. Precisa de Lula, porque ele é a maior liderança popular da história do país e tem um profundo compromisso com a democracia. Precisa de Lula, porque ele é o grande agente portador de futuro. Precisa de Lula, porque ele representa um projeto de desenvolvimento nacional, com estabilidade, crescimento com justiça social, soberania, altivez internacional e sustentabilidade ambiental.

Mas, a vitória de Lula nas urnas passa, primeiro, pela garantia do processo eleitoral brasileiro. Por isso, começa a se formar uma ampla unidade dos progressistas e democratas, que tem como centro tático a defesa da democracia e do impeachment de Bolsonaro. As mobilizações populares, que contam com adesão de PT, PSOL, PCdoB, PSB, PDT, Rede, PV, Cidadania e Solidariedade, além das centrais sindicais, das entidades do campo popular e dos movimentos sociais, irão culminar em dois grandes atos, nos dias 2 de outubro e 15 de novembro.

O futuro das eleições e da democracia depende de uma ampla campanha semelhante às Diretas Já. E, com o povo na rua, assistiremos, pela terceira vez na história, o presidente Lula subir a rampa do Palácio do Planalto, vestir a faixa presidencial e resgatar a esperança do nosso povo para reconstruir o Brasil.

Diario do Centro do Mundo

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Diario do Centro do Mundo

Recent Posts

Esquema do PCC de fraude em licitações envolvia entrega de propina em pacotes

O esquema de corrupção em processos de licitação dirigido por dois acusados de fazerem parte…

6 horas ago

Três anos depois, os vampiros da pandemia continuam vencendo. Por Moisés Mendes

Faz aniversário neste sábado, 27 de abril, mais um monumento à impunidade dos poderosos de…

7 horas ago

Exército comprou maleta de espionagem que intercepta ligações e ativa microfone do celular

O Exército adquiriu uma mala de espionagem capaz de interceptar ligações, ativar o microfone de…

7 horas ago

Pacheco rebate críticas de Haddad: “Injusto com o Congresso”

O líder do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), contrapôs críticas feitas pelo ministro da Fazenda,…

9 horas ago

VÍDEO – Cavalos escapam de Buckingham, armam arruaça nas ruas de Londres e ferem 4 pessoas

Dois cavalos fugiram do Palácio de Buckingham, percorrendo uma distância de pelo menos 8 km…

11 horas ago

VÍDEO: Supremacistas pregando contra minorias marcham livres, leves e soltos em Charleston (EUA)

Membros da organização de extrema-direita Patriot Front marcham neste sábado (27) em Charleston, na Virgínia…

12 horas ago