Cármen Lúcia terá voto decisivo e deve formar maioria pela condenação de Bolsonaro

Atualizado em 29 de junho de 2023 às 16:39
Cármen Lúcia, vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foto: Reprodução

A ministra Cármen Lúcia terá o voto decisivo em julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro inelegível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela, que é vice-presidente da corte, será a primeira dos três magistrados restantes a dar um parecer no caso e deve garantir a maioria para a condenação do ex-presidente.

O julgamento tem três votos a um pela condenação de Bolsonaro e faltam os votos da ministra, de Kassio Nunes Marques e de Alexandre de Moraes, presidente do TSE. A sessão desta quinta (29) foi suspensa e será retomada nesta sexta (30), ao meio-dia, com a última reunião dos magistrados antes do recesso do Judiciário.

A previsão é que o placar encerre em cinco a dois contra o ex-presidente, com Cármen Lúcia e Moraes seguindo o relator e Kassio Nunes, indicado por Bolsonaro para o Supremo Tribunal Federal (STF) em 2020, votando a favor dele.

O primeiro a votar foi Benedito Gonçalves, relator do caso. Ele foi seguido por André Ramon Tavares e Floriano de Azevedo Marques. Houve um voto divergente, de Raul Araújo, que argumentou que o discurso de Bolsonaro na ocasião foi “normal” e “surtiu pouco efeito no eleitorado”.

O ex-presidente é alvo de ação por possível abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação oficiais durante reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada, em julho de 2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link