Casa Branca desmente Biden no caso dos “bebês decapitados”: “Não viu fotos e nem confirmou”

Atualizado em 11 de outubro de 2023 às 23:36
O presidente Joe Biden, em discurso no qual disseminou fake news sobre os bebês. Reprodução

A Casa Branca desmentiu uma declaração do presidente dos EUA, Joe Biden, sobre a decapitação de bebês realizada por membros do Hamas em Gaza.

“É importante que os americanos vejam o que está acontecendo”, disse Biden a líderes de grupos judaicos. “Eu tenho feito isso há muito tempo. Nunca pensei que veria ou confirmaria imagens de terroristas decapitando crianças.”

De acordo com o jornalista Evan Hill, do Washington Post, entretanto, um porta-voz da Casa Branca afirmou que nem Biden e nem assessores viram imagens ou confirmaram o episódio.

De acordo com a Casa Branca, Biden baseou sua observação em alegações feitas por um porta-voz do primeiro-ministro de Israel e relatos da mídia israelense.

A fake news já estava circulando nas redes sociais desde a segunda-feira (9) e se espalhou amplamente, não apenas nas redes sociais, mas em toda a imprensa internacional.

A declaração do presidente dos Estados Unido foi dada quando já se sabia que tratava-se de uma mentira. As Forças de Defesa jamais confirmaram a história.

Como adiantou o DCM, o repórter fotográfico israelense Oren Ziv contou o que viu no kibutz atacado pelo Hamas. “Durante a visita não vimos nenhuma evidência disso, e o porta-voz ou comandantes do Exército também não mencionaram nenhum desses incidentes”, escreveu no Twitter.

Nesta quarta-feira (11), descobriu-se que a fonte militar da farsa é um colono radical que já pregou a aniquilação de uma cidade palestina.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link