VÍDEO – Casa de reza do povo indígena Guarani Kaiowá é incendiada

Atualizado em 3 de outubro de 2021 às 14:03
Veja o incêndio contra indígenas
Casa de reza do povo indígena Guarani Kaiowá é incendiada. Foto: Reprodução/Instagram

A informação triste foi compartilhada pela Apib em sua rede social. Uma casa de reza do povo indígena Guarani Kaiowá foi incendiada e eles postaram o vídeo com a denúncia.

LEIA MAIS:

1 – O rock morreu de overdose de cloroquina e a banda dos donos da Prevent Senior é prova disso. Por Kiko Nogueira

2 – DCM Ao Meio-Dia: As manifestações do 2 de Outubro. Sucesso ou fracasso? Rudá Ricci comenta

3 – Após vaia no Rio e em São Paulo, Ciro baixa a bola e diz que inimigo comum é Bolsonaro

Casa incendiada

Diz a Apib:

“DENÚNCIA |

Casa de reza do povo Guarani Kaiowá foi queimada, neste sábado (2), de forma criminosa, na Tekoha Guapo’y, município de Amambai, Mato Grosso do Sul. ‘Estamos tristes porque é nosso templo sagrado. Com muito sacrifício erguemos e agora num piscar de olho foi queimado’, denúncia Elizeu Guarani (@elizeuguaranikaiowa) coordenador executivo da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e da Assembléia Geral do povo Kaiowá e Guarani (Atyguasu).

Basta de violência, racismo e intolerância religiosa contra o povo Kaiowá!

Siga @atyguasu e fortaleça a luta dos povo Guarani e Kaiowá

#EmergênciaIndígena”

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Apib (@apiboficial)

O que é a Apib?

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) é uma associação nacional de entidades que representam os povos indígenas do Brasil.

A APIB nasceu durante o Acampamento Terra Livre de 2005, num momento em que as lideranças indígenas regionais começavam a se tornar notórias nacionalmente mas se encontravam ainda bastante dispersas e isoladas.

A articulação conquistou credibilidade e representatividade e tem se notabilizado na defesa dos direitos indígenas no país, atuando em inúmeras ações, demandas, protestos e conflitos. Segundo o cientista político Bruno Lima Rocha, a APIB “eleva o status desta luta, pois ao gerar a auto-representação, ultrapassa a condição de tutela e delegação indireta através de entidades como o Conselho Indigenista Missionário e as contradições permanentes na Fundação Nacional do Índio”.