Prefeitos e vereadores visitaram Bolsonaro no NE por medo de perderem emendas

Atualizado em 10 de fevereiro de 2022 às 22:38
Jair Bolsonaro em Caicó, rodeado por fãs
Políticos acompanharam Bolsonaro no NE por medo de perderem emendas – Foto: Reprodução/Alessandro Fernandes

O DCM ouviu com exclusividade políticos da cidade de Caicó, no Seridó do Rio Grande do Norte, sobre a visita do presidente Jair Bolsonaro a municípios do estado. Reduto eleitoral do Partido dos Trabalhadores, não só o governo estadual se mostrou apático à presença do chefe do Executivo, como também prefeitos e vereadores, muitos foram apenas cumprir agenda, por medo de perderem emendas.

A visita de Bolsonaro gerou pouca repercussão dentro da política interna do município. Uma das fontes ouvidas pelo DCM disse que o trabalho na Câmara dos Vereadores ocorreu normalmente, “Uma visita que tem passado despercebida. Os vereadores têm falado pouco sobre o tema”, contou.

O que tem se falado é que o prefeito de Caicó,  Judas Tadeu (PSDB) adotou uma postura neutra e oficial para recepcionar o presidente no município. Um dos motivos para os vereadores terem sumido durante a aparição de Bolsonaro é o de que “qualquer manifestação traz respingos políticos”. “Posicionamentos favoráveis ou contrários podem trazer prejuízos”, disse a fonte ouvida pelo DCM. 

Segundo o vereador Thales Rangel (PDT), cerca de 80% do legislativo é contrário ao presidente Bolsonaro, embora a grande maioria não tenha manifestado publicamente seus posicionamentos em relação à vista oficial.

Rangel garantiu que boa parte de prefeitos e vereadores presentes ao evento “estavam cumprindo a agenda presidencial porque as lideranças do centro querem angariar recursos para as cidades”. O vereador ainda salientou algo importante. “Se o Lula tiver mais possibilidades de ganhar as eleições, eles abandonam o barco em que está o Bolsonaro”. Outros vereadores foram contatados pelo DCM para comentar a situação, mas, por medo da repercussão, não aceitaram entrevista.

Já o governo estadual, administrado por Fátima Bezerra (PT), pouco mobilizou representantes para as visitas realizadas por Bolsonaro nas cidades de Caicó, Jucurutu e Jardim de Piranhas. Bolsonaro chegou a xingar a governadora e soltou palavrão durante fala na barragem de Oiticica

Leia mais:

1 – Bolsonaro é investigado pela PF por envolvimento com milícias digitais

2 – VÍDEO – “Cabeça chata”: Bolsonaro usa termo preconceituoso para se referir ao sogro cearense

3 – Alexandre de Moraes libera uso de provas contra Bolsonaro

Bolsonaro no RN

Jair Bolsonaro esteve nesta terça (8) e quarta (9) em estados do Nordeste. Sua maior presença foi no RN, onde pernoitou na cidade de Caicó, no interior do estado, e visitou a barragem de Oiticica, na cidade de Jucurutu, além da inauguração da transposição do Rio São Francisco na cidade de Jardim de Piranhas, onde apoiadores fizeram uma “jegueata”. Na região, ele descumpriu determinação do passaporte vacinal e cometeu crime eleitoral.

Bolsonaro amarga um índice de reprovação que beira os 61% na região Nordeste, segundo a última pesquisa da Genial/Quaest. Nas eleições de 2018, o candidato Fernando Haddad (PT) venceu no estado com 63,41% das intenções de voto, totalizando 1.131.027 votos, já Bolsonaro, que teve maioria em apenas três cidades – Natal, Parnamirim e Carnaúba dos Dantas – ficou com 36,59%, ou 652.562 votos. 

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link