Bolsonarista e esvaziada: como é a Amebrasil, a Associação da PM que sugeriu o golpe

Atualizado em 24 de agosto de 2021 às 16:27
Logo da Associação Amebrasil
Amebrasil, Associação golpista soltou nota – Foto: Reprodução

A Associação Nacional dos Militares Estaduais do Brasil, Amebrasil, ganhou repercussão nesta terça-feira (24). Isso porque ela emitiu uma nota abraçando o golpe e desautorizando governadores. Mas essa Associação tem, de fato, alguma relevância? O DCM apurou e responde: não.

Para se ter uma ideia, o grupo, que é nacional, fez uma eleição por aclamação, já que são poucos os membros ativos. Ao DCM, militares comentaram que mal sabem da existência dessa Associação e que nunca receberam nenhum benefício.

Também pudera, nas redes sociais a Amebrasil tem incríveis 28 seguidores no instagram. No Twitter, os números são um pouco maiores – 48 seguidores. Já no Facebook, sequer é possível encontrar a página da Associação que jura estar pronta para dar um golpe.

Amebrasil é bolsonarista

Ainda que não tenha nenhuma relevância, a Amebrasil sempre se mostrou bolsonarista. Em post feito em 21 de março do ano passado, o grupo já mostrava a quem serve. Com uma foto de Bolsonaro, a postagem parabenizava o presidente pelo aniversário.

“Policiais e bombeiros militares agradecem seu esforço na limpeza ideológica, ética e moral do Brasil”, diz o texto. Com uma legenda que mais parecia escrita por Ernesto Araújo, a ‘homenagem’ foi uma sucessão de frases prontas.

Leia Mais:

1 – VÍDEO – Haddad diz no Bial que Ciro foi convidado para ser vice de Lula em 2018, mas recusou

2 – VÍDEO: Augusto Aras compara não uso de máscara por parte de Bolsonaro a pessoas comendo em restaurantes

3 – VÍDEO – Investigado no STF, Zé Trovão pede dinheiro para atos golpistas do 7 de setembro

Amebrasil é anti esquerda

Ainda que militares não possam se manifestar politicamente, a Associação pensa o oposto. Na página da própria Amebrasil vê-se uma comemoração estranha. “Novos tempos na política: Derrota da esquerda na última eleição presidencial”, diz o texto. “Eleição do Bolsonaro contra a mídia e o velho sistema política”.

Mas o principal objetivo da entidade para 2021 é claro. “Ter mais articulação com a bancada dos militares”, diz trecho do documento a que o DCM teve acesso.

Amebrasil esvaziada

A reportagem conversou com militares de alta patente em vários estados e todos foram enfáticos. A Amebrasil não tem representatividade e a maioria sequer conhece a entidade. E quem já ouviu falar, diz que o grupo é tratado como patinho feio entre as Associações que representam os militares.

“Eles querem ganhar relevância com essa nota”, comentou um capitão que pediu para não ser identificado. Aparentemente, o plano deu certo.