Dallagnol enaltece ‘bandeira anticorrupção’ de Zelensky, envolvido em fraudes e citado nos Pandora Papers

Atualizado em 3 de março de 2022 às 8:14
Zelensky no seriado que fazia: “anticorrupção”

O ex-meninão de condomínio da Lava Jato, Deltan Dallagnol, está tentando faturar em cima da Guerra na Ucrânia porque ele vive disso — faturar.

“A vida imita a arte: na Ucrânia, quando ainda era um comediante, Volodymyr Zelensky interpretou um professor de história que se torna presidente de seu país”, escreveu no Twitter.

“Na vida real, o ator/comediante Zelensky defendeu a mesma bandeira anticorrupção de seu personagem na série de TV, com o lema ‘Trabalho duro e integridade’, e foi eleito pela população ucraniana com mais de 70% dos votos. O povo ucraniano escolheu alguém que se dispôs a lutar contra a injustiça da corrupção e que agora segue lutando contra a injustiça da invasão externa e da guerra. Zelensky segue sendo um líder inspirador por ter demonstrado coragem e firmeza ao se posicionar contra a corrupção”.

Cascata. Zelensky foi eleito em 2019 prometendo “limpar” o governo. Dois meses depois da posse, estava envolvido numa teia de roubalheira.

Como um dos primeiros atos de sua presidência, nomeou Andriy Bohdan chefe da Administração Presidencial. Bohdan era advogado de um oligarca ucraniano e não teria o direito de ocupar nenhum cargo governamental até 2024 por conflito de interesses.

É dono de uma grande propriedade e de terrenos na região de Kiev, que comprou enquanto trabalhava no serviço público. Está envolvido em fraude fiscal.

Zelensky foi criticado por falta de transparência em uma viagem secreta a Omã em janeiro de 2020, apesar de ter criticado líderes anteriores por fazerem o mesmo.

Leia também:

1- Número de refugiados da Ucrânia chega a 1 milhão, diz ONU

2- Lula quer o fim da guerra na Ucrânia: “Baixem as armas”

3- Estudantes nigerianos que fogem da Ucrânia enfrentam racismo na fronteira

Exaltado pro Dallagnol, Zelensky aparece nos Pandora Papers

Seu nome aparece nos Pandora Papers, conjunto de 11,9 milhões de documentos vazados que foram publicados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) a partir de 3 de outubro de 2021.

Ele e seu círculo íntimo tiveram uma offshore.

Os documentos mostram que Zelensky e seus parceiros são donos de uma produtora de televisão, a Kvartal 95, e montaram uma rede de empresas offshore que remonta pelo menos a 2012, ano em que se associaram a Ihor Kolomoisky, um oligarca perseguido por alegações de fraude multibilionária.

Dois dos sócios de Zelensky adquiriram propriedades caras em Londres. Ocupam posições de poder. Serhiy Shefir é o principal assessor presidencial e Ivan Bakanov chefia o Serviço de Segurança da Ucrânia.

Shefir escapou por pouco de uma tentativa de assassinato quando seu carro foi alvejado nos arredores de Kiev. Ele saiu ileso, mas seu motorista ficou ferido. Segundo os jornais locais, a ideia era a proverbial “queima de arquivo”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link