DCM Café da Manhã: EUA boicota petróleo russo e Putin ameaça cortar gás para a Europa

AO VIVO. O Café da Manhã do DCM abre o dia com a análise das principais notícias do dia e recebe, às 9 horas, o jornalista e analista político Breno Altman

Atualizado em 9 de março de 2022 às 8:01
DCM Café da Manhã: EUA boicota petróleo russo e Putin ameaça cortar gás para a Europa
DCM Café da Manhã: EUA boicota petróleo russo e Putin ameaça cortar gás para a Europa. Foto: Reprodução/DCMTV/Youtube

EUA é o assunto. AO VIVO. O Café da Manhã do DCM abre o dia com a análise das principais notícias do dia e recebe, às 9 horas, o jornalista e analista político Breno Altman, convidado fixo do programa. Logo após, às 10h30, segue O Café com Renzo Mora e Fabrício Rinaldi. Moderação: Maria Fernanda Passos.

Venezuela libertou da prisão, nesta terça (8), dois ex-funcionários americanos que trabalhavam em uma subsidiária petrolífera dos EUA que atuava na país sul-americano, diz a agência Reuters. Entre eles está Gustavo Cárdenas, ex-executivo da Citgo. Enquanto isso, os americanos boicotam o petróleo russo.

Citgo é uma subsidiária de refino dos Estados Unidos da petrolífera estatal Petróleos de Venezuela SA, foi libertado hoje, segundo fontes. Essa medida ocorreu poucos dias depois que Maduro se reuniu com altos funcionários dos EUA que estão considerando suspender as sanções petrolíferas a Caracas.

Nesta terça, o presidente Joe Biden proibiu importação do petróleo russo em reação à guerra na Ucrânia. Cárdenas foi um dos seis executivos da Citgo presos durante uma viagem à Venezuela em novembro de 2017 sob o que o governo dos EUA chamou de acusações forjadas de corrupção.

LEIA MAIS:

1 – Vladimir Putin restringe comércio internacional “para segurança da Rússia”
2 – Coca-Cola suspende operação na Rússia
3 – Rússia reage a sanções e ameaça cortar fornecimento de gás para Europa

O que disse Maduro? E os EUA?

“Decidimos reativar o processo de diálogo nacional”, disse Maduro na segunda-feira na televisão estatal. “Este diálogo deve fornecer todas as garantias políticas para os próximos anos”, completou.

Não houve nenhuma palavra imediata sobre o paradeiro dos detidos libertados, embora se esperasse que fossem levados da Venezuela para os Estados Unidos sem demora.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

VEJA O DCM CAFÉ DA MANHÃ